Ação da Semma é destaque na imprensa nacional

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo/ Semma

Aparecida de Goiânia, 14 de fevereiro de 2013 – A operação “Tolerância Zero para Som Automotivo”, iniciada pela Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, em janeiro deste ano, foi destaque da última edição do Fantástico. Na reportagem, de pouco mais de cinco minutos, os jornalistas Honório Jacometto, Márcio Aires e Tadeu Felipe acompanharam uma noite de fiscalização da Semma e fizeram testes que demonstraram o incômodo causado à população pelos veículos ultraequipados.

A operação em Aparecida de Goiânia, que tem como alvo principal o som automotivo, foi deflagrada pelo grande volume de reclamações. Segundo o superintendente da Semma, Fábio Camargo, “de cada 10 ligações feitas à Semma, nove são por conta do volume desses veículos”. A solução encontrada foi estabelecer o volume máximo permitido na cidade em 70 decibéis.

Se esse limite for ultrapassado, o carro é apreendido e, por enquanto, o dono tem a opção de pagar a multa e retirar o veículo. “Mas a partir de março, o responsável também responderá por crime ambiental e perturbação do sossego público”, reitera o secretário de Meio Ambiente, Lafaiete Campos Filho.

Parceria com a PM

Durante as duas primeiras semanas de vigência da medida, a Semma realizou a apreensão de 35 veículos. E além da garantia do sossego público, a operação também auxilia na redução da criminalidade no município. Com apoio da Polícia Militar, que participa das fiscalizações junto com as equipes da Semma, foram realizadas diversas prisões e apreensão de drogas e armas. “Nas abordagens constatamos vários crimes  como tráfico, porte ilegal de armas e brigas. Por isso a parceria com a PM é imprescindível”, explicou Fábio Camargo.

Em uma única abordagem, realizada durante festa em uma propriedade da Chácara São Pedro, as equipes da Semma e da Polícia Militar encontraram dois revólveres calibre 38, duas pistolas ponto 40 e quase um quilo de droga. Duas pessoas foram encaminhadas ao 4º Distrito Policial da cidade e a chácara onde era realizada a festa foi interditada. Cinco caixas de som também foram apreendidas.

O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, defende a continuidade da operação conjunta. “Já no mês de janeiro contabilizamos redução nos índices de criminalidade. Portanto, essa é uma ação preventiva muito eficaz, que deve se estender em prol do bem estar da população”, ressaltou.

DENÚNCIAS – Os resultados da operação “Tolerância Zero para Som Automotivo” também tem sido possíveis graças à colaboração da população, que ajuda bastante denunciando. “Precisamos que a população continue nos informe e denunciando cada um desses focos onde a perturbação do sossego ocorre”, pede o secretário de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Lafaeite Campos Filho. As denúncias e reclamações podem ser pelos telefones: (62) 3545-6016, durante horário comercial, e (62) 3545-5866 em horários alternativos.

Assista a matéria aqui