Ação de combate e prevenção a incêndios florestais é realizada em Aparecida

Por Elzenúbia Moreira

21 de julho de 2017

Por Elzenúbia Moreira

21 de julho de 2017


Foto: Divulgação

O principal objetivo é orientar a população sobre queima controlada e alertar sobre os perigos do fogo

Aparecida de Goiânia, 21 de julho de 2017 – Com o intuito de demonstrar as técnicas para a realização de uma queima controlada e conscientizar os proprietários de chácaras e sítios em aredores de áreas de proteção ambiental,  a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), por meio da Superintendência de Defesa Civil, e em parceria com o Corpo de Bombeiros realizou na manhã desta sexta-feira, 21, uma simulação de prevenção aos incêndios florestais em uma chácara no Jardim Cascata, próxima a Serra das Areias.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil Juliano Cardoso, a queimada ainda é muito utilizada por agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio. “Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento, resultando em uma série de danos à biodiversidade, ao solo e prejudicando a qualidade do ar que podem causar problemas respeitórios na população”, informou o superintendente.

Durante a demonstração, as equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ensinaram os procedimentos corretos para a queima controlada de áreas vegetais, como limpeza de pastagem e construção de aceiros, evitando assim que o fogo saia do controle e avance sobre as matas provocando grandes incêndios florestais. A Defesa Civil também conscientizou a população a não colocar fogo em lotes próximos, o que pode provocar incêndios na área de proteção, poluição do ar e danos à saúde da comunidade, como problemas respiratórios.

A simulação contou com 50 pessoas entre oficiais do Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil e da SEMMA, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e representantes do Instituto de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás. A ação faz parte da fase preventiva da Operação Cerrado Vivo que teve início no dia 15 de abril e segue até dia 15 de dezembro. De acordo com o Código Florestal, a queima é permitida nas práticas de prevenção e combate aos incêndios.

“Neste período de estiagem temos que ficar atentos a essa questão, pois qualquer fagulha pode provocar um desastre natural e a vegetação demora anos para se recompor”, ressaltou o superintendente de Defesa Civil, informando ainda que em 2016 houve uma média de 60 focos de incêndio registrados apenas na região da Serra das Areias.

Saiba mais – A Operação Cerrado Vivo Vivo é realizada pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado de Goiás e tem como objetivo prevenir e combater focos de incêndios em vegetação devido ao período de estiagem e baixa umidade relativa do ar. O Corpo de Bombeiros alerta para o crescimento do risco das queimadas nesta época do ano, que podem desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)