Ação integrada contra dengue é iniciada no setor Expansul

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 18 de Janeiro de 2013 – Para intensificar as permanentes ações de combate à dengue no município, a secretaria municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizou hoje, 18, uma ação integrada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Vigilância Sanitária (VISA), no Setor Expansul. A ação que contou com a presença do prefeito Maguito Vilela (PMDB) e se estenderá até amanhã, sábado.

“Essas ações integradas são fundamentais para combater os focos de dengue. É preciso salientar também a importância da colaboração da população. Para isso, os presidentes de associações de bairros, assim como os funcionários envolvidos na ação, devem ajudar na conscientização”, afirmou o prefeito.

Durante os dois dias, das 8h às 16h, 60 profissionais da SMS, 120 da secretaria de Desenvolvimento Urbano e 2 da VISA atuarão organizadamente fazendo o manejo ambiental, roçagem de terrenos com tratores, visitas domiciliares, bloqueios de transmissão (com duas equipes) e autuação de imóveis irregulares.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vânia Cristina Oliveira, os principais problemas do setor Expansul relacionados à dengue são as calhas, tonéis, tambores, barris, tinas, fossas, cisternas e caixas d’água sem tampa. “A dengue é um dos principais problemas da Saúde Pública e em Aparecida e travamos guerra constante contra a doença. Além das atividades educativas, contamos com o apoio da imprensa para nos ajudar a conscientizar a população, que tem que participar, diariamente, desse combate” intimou a diretora.

O setor Expansul foi o primeiro bairro escolhido para receber a ação de manejo porque, segundo dados da SMS, foi o setor com maior números de notificações nos primeiros 17 dias deste ano, 30 no total. Em seguida estão os bairros Rosa dos Ventos, com 29 notificações; Nova Olinda, com 26; Jardim Cristal, com 23; Buriti Sereno I, com 19 notificações; Veiga Jardim II e Retiro do Bosque, ambos com 17 notificações; Garavelo, onde foram listados 16 casos; Jardim Itapuã e Jardim Tiradentes, com 14 notificações. De 1º de janeiro até ontem, quinta-feira, a SMS informa que haviam sido notificados 673 casos no município, mas nenhuma confirmação.

“Os números preocupam, por isso, as ações serão intensificadas nos bairros com maior incidência de casos. Trabalhamos com equipes capacitadas e altamente comprometidas com o desafio de conter o avanço da dengue em nosso município”, afirmou Iron Pereira, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, que ajudou a coordenar a atividade.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, que dá suporte para a ação de manejo, afirmou que as secretarias devem continuar trabalhando de forma conjunta. “Esse mutirão é uma ação da Saúde, mas cabe a nós dar o apoio logístico para que os focos sejam eliminados. Para isso continuaremos disponibilizando homens e máquinas para ajudar nos trabalhos de limpeza. Em conjunto reduziremos os números de casos de dengue consideravelmente”, enfatizou.

A pasta também iniciou no último dia 11, o mutirão de limpeza em Aparecida realizando serviços de roçagem, capinagem, limpeza e coleta de lixo manual, varrição, remoção de pequenos entulhos, poda de árvores e remoção de galhadas. Os primeiros bairros contemplados foram o Cidade Vera Cruz  e Estrela do Sul.