Ação integrada de combate ao Aedes aegypti contemplará 50 bairros em Aparecida

12 de junho de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

12 de junho de 2017

Ação se inicia no setor Buriti Sereno nesta segunda, 12, e se estenderá por um mês, contemplando cerca de 50 bairros do município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a partir desta segunda-feira (12) ação integrada de combate ao Aedes aegypti em Aparecida. A iniciativa se estenderá durante um mês e vai contemplar cerca de 50 bairros da cidade. Nesta segunda e terça, as equipes de Coordenação de Vigilância Ambiental vão realizar visitas domiciliares, manejo ambiental, coleta de pneus, serviços de bloqueios, visitas em pontos estratégicos e trabalhos educativos no setor Buriti Sereno. A expectativa é visitar cerca de 10 mil imóveis só no primeiro bairro.

Depois, as equipes seguem para os bairros Jardim Tiradentes, Garavelo, Garavelo Residencial Park 1, Pontal Sul, Cidade Vera Cruz, Colina Azul, Bairro Independência, Independência Mansões, Nova Cidade e Jardim Florença. O cronograma dos bairros que receberão a a ação integrada foi estabelecido conforme indice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

O ponto de encontro dos agentes nestes dois primeiros dias de ação será na Unidade Básica de Saúde do Buriti Sereno, a partir das 8 horas, que fica na Rua Paulo Setúbal, número 482, em Aparecida. Ao todo, 220 pessoas estão envolvidas na ação integrada.

As ações contra o mosquito Aedes são contínuas em Aparecida. Durante todo o ano, mesmo após o período chuvoso, a Coordenação de Vigilância Ambiental organiza mutirões de combate. Prova disso, é que a  SMS realizou 165.336 visitas domiciliares só no mês de abril. As inspeções dos agentes de endemias contemplaram 53 bairros do município. O balanço também registra que em 2017, a SMS realizou três coletas de pneus descartados de forma indevida na cidade, totalizando 197.761 mil pneus recolhidos.

As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo conscientizar e orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes. “Cerca de 90% dos focos estão dentro das casas das pessoas, por isso é muito importante que cada um tire um tempo do seu dia, e verifique em suas casas se não há algum objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti a partir desta segunda, 12

Horário: a partir das 8 horas

Data: 12 e 13 de junho de 2017 (segunda e terça)