Ação itinerante imuniza moradores de bairros afastados de Aparecida contra a Covid-19

Por Solange Araújo

11 de setembro de 2021

Por Solange Araújo

11 de setembro de 2021


Foto: Enio Medeiros

Com o objetivo de vacinar populações em situação de vulnerabilidade social contra a covid-19 e ampliar os postos de imunização, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início à ação “Vacina Perto de Você”, neste sábado, 11. Na ação, um trailer refrigerado é levado para os bairros mais afastados para realizar o atendimento aos moradores. Os primeiros beneficiados com a ação itinerante foram os moradores dos setores Continental e Terra do Sol. Até às 11h30, 181 moradores haviam sido imunizados na ação. Para receber a dose do imunizante, os moradores não necessitam fazer agendamento. Basta apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão do SUS e comprovante de endereço.

Luzia Maria da Conceição aproveitou a oportunidade e levou toda a família para ser vacinada. A senhora de 59 anos, que ainda não havia tomado a primeira dose da vacina, conta sobre as dificuldades de ir até um drive-thru ou ate uma Unidade Básica de Saúde para ser imunizada. “Eu estou agradecendo por essa chance porque ir ate o comercio (centro da cidade) é muito difícil com meu irmão Manoel ele é especial. A família não tem carro e eu vim com ele com muita dificuldade”.

Neilton Moraes de Meira, 27, também conta que por conta do trabalho não pôde ser vacinado. “Eu tava trabalhando de domingo a domingo e não tinha tempo (de ir vacinar), e essa vacina ter vindo pra cá graças a Deus foi muito bom. Agora vou continuar me cuidando, e quem não vacinou que venha vacinar que é só uma picadinha e não dói”, pontuou o jovem logo após tomar a primeira dose da vacina.

“Sem essa vacina não sei o que seria de nós, porque veio para salvar vidas. E com a população toda unida nós vamos conseguir vencer essa pandemia se Deus quiser”, disse Marcos Vinicius Nascimento da Silva, 25, que também levou pai e mãe para serem vacinados. Agora a tarde, das 13h30 às 17 horas, o trailer estará na Avenida Goiânia, Qd. 36, Lt. 09, Setor Virgínia Park, em frente a Chácara do Resende. A Prefeitura convida todos os moradores da região que ainda não foram vacinados a comparecerem nesses locais. No próximo sábado, dia 18, a ação será repetida nos bairros.

“Já imunizamos mais de 80% da população com ao menos a primeira dose e agora estamos traçando estratégias para alcançar aquelas pessoas que por algum motivo ainda não se vacinaram. Nosso território é extenso e a cidade não para de crescer. Assim, logicamente, moradores de alguns bairros mais distantes enfrentam maiores dificuldades para acessar a Campanha de Vacinação contra a Covid e nós queremos que todos sejam imunizados. Cada vida é importante. Então, se algumas pessoas não vão até a vacina, nós levamos a vacina para elas”, enfatiza o prefeito Gustavo Mendanha.

A estratégia da Prefeitura para aproximar a vacinação dos moradores foi iniciada em agosto, com a realização da “Super Quarta”, quando mais de 20 unidades de saúde espalhadas pela cidade ofereceram o serviço por meio de agendamento. Com a alteração pelo Governo de Goiás dos dias de distribuição das doses de vacinas entre os municípios, que passou a ocorrer às quartas-feiras, a Prefeitura de Aparecida começou a realizar Mutirões de Vacinação nas sextas e sábados, em dezenas de postos. Agora, aliada a essa ação, a SMS passa a realizar a imunização de modo itinerante, atingindo toda a população.

“Essa é uma ação importante por que a gente consegue diminuir as desigualdades, então a gente precisa otimizar o acesso a vacinação. Se essas pessoas não conseguem ir ate um dos postos de vacinação, nós trazemos a vacina até elas e então a gente consegue abranger essa população que apresenta maior vulnerabilidade e dificuldade de acesso aos postos de vacina”, explica a Coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, lembra que a vacinação é a ferramenta mais importante na luta contra a pandemia, aliada ao uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social: “todas as vacinas aplicadas no Brasil são seguras e salvam vidas. A imunização já demonstrou ser a principal responsável pela redução de internações e óbitos entre os doentes. Por isso, faço um apelo aos moradores do setores Continental, Terra do Sol e Virgínia Park, para que procurem nosso trailer neste sábado ou no dia 18. É muito importante que todos sejam vacinados”.

Vacinação acima de 18 anos

A Secretaria de Saúde de Aparecida continua vacinando a população acima de 18 anos residentes na cidade. Nesta sexta e sábado está sendo realizada mais uma edição do Mutirão da Vacinação. A aplicação da primeira dose é feita em 11 postos fixos, sendo 10 Unidades Básicas de Saúde e a Central de Imunização, por agendamento e no drive da Cidade Administrativa, neste caso sem necessidade de agendamento. Nas UBS´s o atendimento é até às 16h e no drive até às 17h. Ao todo foram liberadas 2 mil vagas para agendamento nos 11 postos fixos pelo aplicativo Saúde Aparecida.

A aplicação da segunda dose também ocorre normalmente neste sábado, 11 de setembro e entrou no mutirão de vacinação. São 13 locais que vão oferecer o serviço nesses dois dias, sem necessidade de agendamento. Os moradores que já estão dentro do prazo para recebimento da dose de reforço, de acordo com o previsto no cartão de vacinação, poderão procurar o Drive do Aparecida Shopping e o Drive do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas no sábado.

Já a Central de Imunização funcionará das 8 às 18 horas, aplicando a dose de reforço. Nas UBS´s Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença a aplicação da D2 será das 8 às 16 horas.

Especificamente, nas UBS´s Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera e Boa Esperança, a dose de reforço disponível é apenas Coronavac. A aplicação ocorrerá das 8 às 16 horas. Para receber a dose de reforço é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação.

Mutirão como estratégia permanente

“O Mutirão de Vacinação é uma ação extremamente importante porque aproxima a vacina dos moradores, principalmente dos pedestres, que não têm qualquer outro meio de locomoção. Queremos que todos os aparecidenses com mais de 18 anos sejam imunizados o quanto antes e estamos empenhados em alcançar aqueles que ainda não procuraram o serviço”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro. A gestora explica que ao longo de setembro e meados de outubro, toda semana, 10 UBS´s diferentes vão participar do Mutirão.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)