Ação preventiva evita acidentes graves com cerol e linha chilena durante férias escolares

Por Rodrigo Augusto

10 de agosto de 2018

Por Rodrigo Augusto

10 de agosto de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O trabalho preventivo, com o objetivo de coibir o uso de cerol e linha chilena nas pipas, teve um resultado bastante positivo em Aparecida, onde não foi registrado nenhum acidente grave durante os 30 dias de férias escolares. Amparada na Lei 3.993/2017, que proíbe empinar pipas usando qualquer tipo de material cortante, a fiscalização promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM) garantiu brincadeira saudável para crianças, adolescentes, pedestres e, sobretudo, a segurança de milhares de motociclistas e ciclistas.

Durante todo mês de julho, os agentes da GCM patrulharam os bairros da cidade informando sobre os riscos da utilização de cerol – mistura de vidro moído com cola – e da linha chilena – composta por químicos que potencializam o poder de corte. E de acordo com o balanço da operação “A vida por um fio”, em 2018, nenhum óbito foi registrado no município decorrente da utilização das linhas modificadas e cortantes.

“O objetivo da operação ‘A Vida por um Fio’ é conscientizar crianças, adolescentes pais e/ou responsáveis que a utilização desses materiais cortantes pode provocar acidentes graves e até mortes. Empinar pipas é uma brincadeira saudável deste que não coloque em risco a vida de quem brinca e de terceiros”, destaca o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale.

Ao todo foram apreendidas 980 pipas, 1.100 carretéis de linhas chilenas e/ou com cerol e outros materiais cortantes como pedaços de lâminas de barbear e registrados apenas três acidentes sem gravidade envolvendo motociclistas. “Os materiais apreendidos foram armazenados na base da GCM e serão incinerados ainda neste semestre”, sublinhou o comandante da Guarda, Roberto Cândido.

“A brincadeira pode ser praticada a qualquer hora do dia em locais abertos e distantes da rede elétrica e temos o exemplo de dois bons pontos que foram disponibilizados para a diversão segura: o Pipódromo, no Polo Empresarial Goiás e o Centro Olímpico, no Setor Conde dos Arcos”, pontua o secretário Luziano da Costa Vale.
Lei municipal – A legislação que regulamenta a brincadeira em Aparecida proíbe o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído” no comércio formal e informal. O comerciante que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) a cada infração cometida.