Ação que contará com apoio dos vizinhos busca conter vandalismo nas escolas municipais

Por Ruslayra Peixoto

26 de outubro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

26 de outubro de 2018

Foto: Weyder Moreira

Para tentar conter a onda de vandalismo e arrombamentos nas Escolas Municipais de Aparecida, será desenvolvida, a partir do dia 30 de outubro, a campanha Vizinhança Solidária. A ação foi anunciada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 26, entre os secretários de Defesa Social e Educação, Luziano da Costa Vale e Valéria Pettersen, com todos os diretores das unidades escolares e do comandante da GCM, Roberto Cândido.

“A campanha consiste na visita por parte dos agentes da Guarda Civil Municipal, diretores e professores aos vizinhos das escolas, entregando panfletos com números de telefones para a denúncia de qualquer ato suspeito, além de orientações para conscientizar a todos que cada um tem que fazer a sua parte”, salientou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale. Ele destacou ainda que o trabalho preventivo será interligado às rondas ostensivas.

“As visitas domiciliares fazem parte do trabalho preventivo já realizado com as rondas escolares, que aliados às câmeras de videomonitoramento efetivarão nossas ações de combate ao crime ao patrimônio público. Nesse primeiro momento será necessário um desempenho objetivo e assertivo e contaremos com a ajuda da população, pois o trabalho só tem resultado com a ajuda de todos”, completou Luziano enfatizando que para qualquer atitude suspeita podem ligar para 153.

A reunião desta sexta contou com a presença de 80 diretores e vice diretores das escolas que receberam as orientações para as visitas domiciliares. A secretária Valéria Pettersen salientou na reunião que é preciso a união de todos os entes públicos para que as crianças não sejam prejudicadas. “Juntos conseguiremos combater a criminalidade nas nossas unidades escolares. Tenho certeza que essa parceria entre educação e segurança trará inúmeros benefícios para nossas escolas e nossos alunos”, ressaltou.

Valéria explanou que acredita que a conversa com os pais dos alunos e com os moradores ao redor da escola fará uma grande diferença. “Quem faz a escola somos nós. Por isso vamos ressaltar que a qualquer atitude diferente e que considerem ser suspeita, que entre em contato com a GCM para eles poderem agir mais rapidamente e preservar o patrimônio que é utilizado pelas nossas crianças”, sublinhou. A diretora da Escola Municipal do Madre Germana 1 disse que apesar das circunstâncias ela parabeniza a GCM que sempre atendeu de prontidão aos chamados da comunidade escolar.

Invasões – A ação realizada pela Educação e Defesa Social é resposta às últimas invasões e vandalismo ocorridas nas unidades escolares dos setores Nova Olinda e Parque Flamboyant onde os criminosos pixaram paredes, quebraram portas, furtaram eletroeletrônicos como TV, computadores e som, além de materiais escolares. Em atitude rápida da GCM, os vândalos que invadiram a Escola Nova Olinda, foram encontrados e todo o material recuperado. A Educação informou que as aulas tiveram que ser paralisadas por um dia, mas já foram retomadas.