Aciag aprova atuação de Maguito na economia de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Uma homenagem ao prefeito foi a forma de reconhecer o crescimento econômico da cidade, que dobrou a execução orçamentária em quatro anos e figura hoje como a 4ª com maior poder de consumo do país.

Aparecida de Goiânia, 09 de novembro de 2012 – Os membros da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) prestaram uma homenagem esta semana ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, na sede da instituição. A solenidade foi marcada por discursos de agradecimento às ações da prefeitura que favoreceram o crescimento da economia do município.

Ao abrir a solenidade, o presidente da associação, Heribaldo Egídio, fez questão de frisar que o viés político-eleitoral da entidade não se sobressai ao seu caráter técnico, o que reforça a seriedade e confiabilidade da instituição. “Mostramos nossa isenção política durante o último pleito. Promovemos um debate onde todos os candidatos foram convidados a participar. No entanto, é inegável o tamanho do salto evolutivo de Aparecida, no que tange ao PIB e à economia em geral”, disse o presidente da Aciag.

Maguito Vilela agradeceu à homenagem prestada pela diretoria da Aciag e ressaltou a importância da entidade para a cidade. Lembrou da recente abertura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e da conquista recente do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), que deve ter as obras iniciadas no primeiro semestre de 2013.

Maguito lamentou a pouca repercussão de notícias positivas do município, como a geração de emprego e renda. “É muito gratificante para um homem público receber este tipo de homenagem. São tantos os problemas e dificuldades que envolvem o exercício do cargo que muitas vezes as notícias boas não são repercutidas com a importância que merecem. Os empresários e industriais desta cidade estão parabéns pelo belo trabalho que vem desempenhando, na geração de empregos e na crescente formação de mão-de-obra qualificada, que tem proporcionado a ocupação das vagas geradas pelos próprios aparecidenses”, resumiu Maguito.

Crescimento medido em números

Nos últimos quatro anos, o desempenho econômico de Aparecida se mostrou cada vez mais positivo. A cidade dobrou sua execução orçamentária, saltando do 5º lugar no Estado, com receita total de R$ 309 milhões, para o 2º lugar em 2012, apresentando uma receita 94% maior (projeção de R$ 600 milhões até dezembro). O PIB também dobrou: aumento de 103%. A renda per capta saltou de R$ 687,00 para R$ 1.089 (aumento de 86%) que deu à população a condição de 4ª cidade metropolitana com maior poder de consumo do país, segundo levantamento da empresa de consultoria norte-americana MCKinsey, publicado na revista Exame.

Todos esses índices não se constituíram por acaso. Estão atrelados ao crescimento das empresas ativas (141%), setor de comércio e serviços (134%), indústrias ativas (209%), aumento do ICMS (71%), melhor índice de empregabilidade (37% maior hoje que em 2008) e que refletem o momento econômico único vivido por Aparecida. “Aparecida cresceu em tamanho e importância, cresceu positivamente com a migração, abandonou títulos como ‘cidade dormitório’ ou ‘baixada fluminense’ de Goiás. Hoje atrai a atenção do Brasil e do mundo e queremos que continue assim, para que todo morador tenha condições de escolher o seu estilo de vida que quer ter”, ponderou Maguito Vilela.

PRESENÇAS – Na ocasião estiveram presentes os membros da diretoria da Aciag Leopoldo Moreira, João Mendes, Osvaldo Zilli; o empresário José Luiz Celestino; o ex-secretário de Indústria e Comércio de Aparecida de Goiânia, Marcos Bernardo; o empresário Jaime Canedo (Sind-Química); o ex-secretário de Governo de Aparecida, Samuel Borges; o presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, João Antônio; o vice-prefeito eleito, Ozair José; e os atuais secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Lafaiete Campos (Meio Ambiente), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Domingos Pereira (Educação); e o procurador geral do município, Tarcísio Francisco.