Ações afirmativas na área esportiva garantem título de cidadão aparecidense para o secretário de Esportes

Por Rackel Vieira

10 de fevereiro de 2020

Por Rackel Vieira

10 de fevereiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerfeson Aragão, recebe na noite desta segunda-feira, 10, às 19h, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Aparecidense.  A honraria é uma propositura do vereador Isaac Martins por causa dos inúmeros trabalhos prestados pelo secretário em incentivo ao esporte na cidade.

Após a chegada do secretário no município, várias modalidades esportivas foram valorizadas. A principal delas é a construção do Estação Cidadania e Esporte, no Parque Trindade, que está em fase final de construção. O local será utilizado para o treinamento de atletas profissionais que levarão o nome de Aparecida para outros estados e também para o exterior.

Entre as modalidades de alto rendimento que estarão disponíveis para os atletas aparecidenses estão esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô e atletismo. Além de modalidades paraolímpicas como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball e uma não-olímpica, que é o futebol de salão.

Além desta importante obra, Gerfeson Aragão também atua na melhoria dos pontos que já são utilizados para a prática de esportes, como a ampla reforma do centro olímpico, que recebeu melhorias na piscina e ganhou dois novos campos, sendo um de futebol society com grama sintética e outro profissional com grama natural e medidas padrão Fifa.

Esses locais são utilizados escolinhas de futebol e também nos campeonatos de futebol amador. “Criar esses espaços é uma forma de incentivar o esporte em nossa cidade. E, como diz o prefeito Gustavo Mendanha, que me deu essa missão, o esporte salva vidas”, sublinhou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida.

Gerfeson explana que a prefeitura tem investido também na criação de projetos de valorização do atleta aparecidense como o Aparecida Compete, que garante o auxílio financeiro aos desportistas de alto rendimento para participarem de competições; e a entrega do prêmio Melhores do Esporte, que é o reconhecimento para aqueles atletas que se destacaram durante o ano.

“Meu objetivo é promover a prática esportiva em diversos espaços, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Foram muitas benfeitorias realizadas nesses três anos de gestão como a ampliação de 600 para três mil vagas para diversas modalidades esportivas no Centro Olímpico. Também nos destacamos no campeonato estadual “Jogos Abertos”, onde fomos bicampeões e ainda implantamos leis de incentivo aos atletas, que por meio de recurso próprio do município, viajam para disputar grandes campeonatos, trazendo títulos para Aparecida”, destacou o secretário.

Perfil – Gerfeson Aragão nasceu na cidade de Itabi, em Sergipe e tem formação em Gestão Pública com especialização em Ciência do Esporte. Há três anos e meio, veio para o município de Aparecida de Goiânia contribuir com o desenvolvimento da cidade na área esportiva.