Ações conjuntas ajudam na redução da criminalidade em Aparecida

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 09 de maio de 2017 – Aparecida de Goiânia completa nesta quinta-feira, 95 anos de fundação. E além do crescimento e desenvolvimento vivenciado pela cidade nesses últimos anos, a criminalidade também tem mostrado índices mais baixos, fazendo com que o município deixasse de ter o estigma de baixada fluminense de Goiânia. Dados demonstrando essa queda na mancha criminal foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAJ) e recebem respaldo da administração municipal.

“Nós hoje, com a Guarda Civil, trabalhamos em parceria com as forças de segurança de Goiás como Polícia Militar e Civil dentre outras forças por meio do Grupo de Gestão Integrada do Município do qual fazem parte também Polícia Rodoviária Federal. Assim podemos adotar ações e atuar nos pontos onde os números são mais elevados. Além disso, as operações conjuntas entre os órgãos da prefeitura e também de segurança, auxiliam na diminuição dos crimes, pois agimos diretamente nas ruas”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Civil, Arnaldo Leite.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública nove tipos de crime apresentaram queda neste mês de abril quando relacionados o mesmo período de 2016, tendo redução de até 100% em alguns casos, como nos latrocínios. Em abril de 2016 foram registrados dois roubos seguidos de morte no município e neste mesmo mês deste ano, não houve registros deste tipo de crime pelas polícias. Com relação ao crime de tentativa de homicídio a queda, segundo o relatório, foi de 44%.

A análise também apontou queda em todas as categorias de roubos, tais como: de veículos (-9,69%), em comércios (-12,77%), em residências (-14%) e a transeuntes (-10,51%). Os furtos de veículos diminuíram em 20%, furtos em comércios (-31,67%). Na contra mão estão os crimes de homicídio, estupro e furto a residências que apresentaram alta. No caso dos homicídios, em abril de 2016 foram registradas 16 mortes e em 2017 no mesmo período, 17.

O delegado Regional de Aparecida de Goiânia, André Fernandes, destaca principalmente as operações conjuntas para a redução dos índices de criminalidade na cidade. “Quase todas as semanas realizamos ações integradas em várias partes da cidade e essas ações têm ajudado na queda das ocorrências e também na elucidação de casos. Um exemplo é que tivemos 70% de êxito na elucidação de homicídios pelo Grupo de Investigações de Homicídios (GIH)”, sublinhou.

Outro fator que auxilia na queda dos números é o aumento das apreensões de armas e drogas, dois itens que estão relacionados aos crimes contra a vida. Somente nos primeiros quatro meses deste ano foram retiradas de circulação, em todo o estado, 1,7 mil armas e apreendidas 6,5 toneladas de entorpecentes. “As operações conjuntas visam proporcionar uma maior sensação de segurança aos moradores”, salientou.

Guarda Civil – Em Aparecida a Guarda Civil tem atuado em parceria com as forças de segurança com apoio da SEMMA, Vigilância Sanitária e Regulação Urbana. Mas a corporação tem realizado ações próprias com o objetivo de coibir e prevenir crimes. “Criamos no início deste ano a patrulha de bike para patrulhar parques e praças públicas do município com o objetivo de coibir os assaltos e também o uso de drogas nesses locais, evitando assim maiores riscos para a população e preservando o patrimônio público”, destacou Arnaldo Leite.

Acumulado – O relatório apresentado pela SSPAP mostra que de janeiro a abril, os números registraram quedas acumuladas nos homicídios (-21,15%), estupros (-22,73%), tentativas de homicídios (-45,24%), latrocínios (-66,67%), roubos a  pedestres (-21,56%), roubos de veículos (-33,33%), roubos em comércios (-4,7%), roubos em residências (-12,14%); além de furtos de veículos (-34,29%), furtos em comércios (-37,59%) e furtos a pedestres (-27,54%). Apenas os furtos em residências estão com margem positiva de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.