Ações culturais são opções de lazer para o aparecidense neste fim de semana

Por Rackel Vieira

24 de setembro de 2021

Por Rackel Vieira

24 de setembro de 2021


Foto: Enio Medeiros

Atrações artísticas e musicais no Aparecida Shopping e Exposição de Orquídeas seguem neste sábado (25) e domingo (26)

Ações culturais promovidas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), movimentam a cidade neste final de semana. As opções de lazer para o aparecidense contam com apresentações musicais ao vivo, com a 14ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, além da Exposição de Cultura de Aparecida, que faz referência às manifestações histórias do município.

O estande da Exposição de Culturas, que é aberto ao público, está situado no Piso 1 do Aparecida Shopping, que fica na Avenida Independência, no setor Serra Dourada. A exposição teve início na última quarta-feira (22) e segue até o dia 30 de setembro, com funcionamento das 10h às 22h, meio de semana, e das 14h às 20h, no final de semana.

No local podem ser conferidas réplicas da cultura rural e religiosa da cidade. São peças da roça, da catira, móveis do sítio, da igreja, que dão significado histórico e cultural de Aparecida. Além de réplica do fogão a lenha, do carro de boi e elementos da cozinha caipira.

E para abrilhantar ainda mais e promover mais a Cultura aparecidense, foi montada uma estrutura na Praça de Alimentação do Aparecida Shopping para a apresentação musicais deste sábado (25) e domingo (26). Entre as atrações estão o grupo de catira “Os Filhos de Aparecida”, as duplas Campo Grande e Boiadeiro, Fabiano Costa e Daniel, Del Mariano e Cesinha, Julyanna Sousa e do cantor Ronan Ramos. As apresentações começam a partir das 18h de hoje e de amanhã.

“Preparamos uma programação especial para as famílias como opção de lazer para o fim de semana. Na exposição fazemos uma alusão a fundação histórica da nossa cidade que completa 100 anos em 2022. Temos várias peças expostas que nos remetem a momentos marcantes da fundação de nossa cidade. As famílias podem curtir ainda a apresentações ao vivo de cantores regionais”, afirma o secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho.

Evento expõe mais de 10 mil orquídeas e rosas do deserto

Aparecida de Goiânia recebe desde sexta-feira, 24, e segue até este domingo, 26, a 14ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto. O evento é realizado no Temae Beach Esportes e Eventos – espaço situado ao lado do Anfiteatro Municipal – e cumpre todas as normas sanitárias exigidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 no município, para evitar a disseminação do novo Coronavírus.

A realização da Exposição conta com o apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio das Secretarias de Ação Integrada e de Assistência Social. Com entrada gratuita, a visitação para apreciação e compra dos espécimes é das 9h às 20h no sábado e das 9h às 17h no domingo. No local, que é aberto, foi disponibilizado álcool 70% na entrada, além de ser exigido o uso da máscara de proteção facial.

Mostra de flores ocorre em Aparecida já há 14 anos – Foto: Enio Medeiros

Segundo a coordenadora da Exposição, Marling Frauzino, o evento traz expositores de diversas regiões do Brasil e do interior de Goiás. “Serão milhares de flores, mais de 500 espécimes trazidas por expositores de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e de diversos municípios do nosso Estado”, destacou. As plantas serão vendidas a partir de R$ 15 e os visitantes também poderão comprar vasos, substratos, adubos e receber explicações sobre o cultivo das plantas.

A advogada Lohayne Guimarães, 30 anos, moradora do setor Garavelo, aproveitou a manhã deste sábado para visitar a Exposição. Para ela, o evento é muito importante neste momento de pandemia, pois as flores remetem a sentimentos bons. “A gente tem vivido momentos tão difíceis que realmente ter essa variação de flores e plantas, trazem paz, alegria, então é muito importante a gente ter acesso a isso. Eu gosto muito de orquídea, principalmente quando são plantadas nos próprios troncos das árvores e ficam muito bonitas. E eu tenho um carinho muito especial porque é a flor preferida da minha mãe”, comentou.

Além de presentear os visitantes com a beleza peculiar de cada espécie de flor, o evento também realiza ação beneficente. “As primeiras 300 pessoas que passaram pela Exposição e trouxeram dois quilos de alimentos não perecíveis receberam uma muda de orquídea”, conta a coordenadora. As doações serão encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social do município que fará a destinação dos alimentos para entidades filantrópicas e famílias carentes.

O Temae Beach, onde ocorre a exposição, fica situado na Rua Grenoble, em frente ao Anfiteatro Municipal, no Residencial Village Garavelo, Região Central de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)