Ações de combate à dengue continuam em mais 10 bairros de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 25 de Janeiro de 2013 – Dando continuidade às ações integradas de combate à dengue em Aparecida, iniciadas na semana passada no setor Expansul, o Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está intensificando as visitas domiciliares e o trabalho de conscientização da população. Também está sendo feita a coleta e manejo do lixo em lotes baldios dos setores com maior número de casos de dengue. Nesta sexta-feira, 25, a ação atenderá os setores Ipanema, Pampulha, Santo André, Jardim Cristal e Rio Grande.

Segundo a diretora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, Vânia Cristina, só neste ano já foram registrados 1.028 casos da doença no município. “Houve um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, precisamos organizar ações como esta e, principalmente, da colaboração da população”, destacou. A partir da próxima 3ª feira, 29, as ações continuam nos setores Buriti Sereno, Jd. Olímpico, Jd. Tropical e Independência Mansões. O trabalho se entenderá até 6ª feira.

Ainda de acordo com Vânia Cristina, 39% dos focos de dengue são oriundos do lixo, 20% de calhas, tonéis, tambores, barris, tinas, fossas, cisternas e caixas d’água sem tampa e 11% de pneus. Ao todo, 120 servidores do Desenvolvimento Urbano e 109 agentes de saúde estão trabalhando em parceria para eliminar os focos da dengue e reduzir os índices de incidência da doença, especialmente nestes bairros.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, que dá suporte para a ação de manejo, afirmou que as secretarias devem continuar trabalhando de forma conjunta. “Esse mutirão é uma ação da Saúde, mas cabe a nós dar o apoio logístico. Para isso continuaremos disponibilizando homens e máquinas para ajudar nos trabalhos de limpeza e, assim, diminuir o número de casos”, enfatizou.

SINTOMAS – Vânia Cristina orienta que quem apresentar sintomas como febre, fraqueza, dores e manchas no corpo deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar a automedicação. “Nossas unidades de saúde estão preparadas para identificar a doença. A dengue é um dos principais problemas da Saúde Pública atualmente e, em Aparecida, travamos guerra contra a doença. Além das atividades educativas, contamos com a imprensa para ajudar a mobilizar a população nesse combate”, intimou a diretora.