Ações educativas alertam população de Aparecida sobre a Anemia Falciforme

Por Solange Araújo

17 de junho de 2021

Foto: Reprodução

O dia 19 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.  Em Aparecida, a data é comemorada com objetivo de informar, alertar e sensibilizar a população e autoridades de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce para a doença.

Pensando nisso, durante esta semana a Prefeitura de Aparecida por meio da Associação de Anemia Falciforme Karoliny Vitória de Aparecida de Goiânia, alerta toda a população com ações educativas nas UBS Expansul e Delfiore, onde serão distribuídos panfletos educativos explicando sobre a doença e quais os cuidados que devem ser tomados. O Dia D da campanha será realizado, no sábado,19, na UBS Expansul, às 9h.

A ação é realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Igualdade Racial de Aparecida.

“O nosso objetivo é a conscientização das pessoas sobre a doença falciforme que é pouco conhecida. Criamos a associação com para alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento eficaz”, explica a presidente da associação, Necy Freire de Moura Ferreira.

Durante a semana, as ações abrem espaço para o debate sobre o diagnóstico precoce que é fundamental para orientar as famílias quanto aos cuidados necessários, identificar situações de risco e garantir melhor qualidade de vida à pessoa com a doença. Além disso as ações também serão pensadas na saúde da população negra de Aparecida, que geralmente é a mais acometida pela doença.

“Antes, o trabalho de conscientização era realizado em escolas, mas em virtude da pandemia, a divulgação de cartazes e panfletagem será realizada em pontos estratégicos da cidade, respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção ao Coronavírus”, comentou João Ivan.

Sobre a doença

A Anemia Falciforme é uma doença hereditária e hematológica que acontece por conta da produção anormal de glóbulos vermelhos do sangue, o que deforma as hemácias. As células da membrana são alteradas e se rompem com facilidade causando a anemia. Por conta desse rompimento, elas tornam-se parecidas com uma foice, por isso o termo falciforme.

A doença pode afetar quase todos os órgãos e sistemas, com expressiva morbidez, redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida, infecções e AVC necessitando de identificação e tratamento precoce.

A Falciforme é originária da África e é uma das principais moléstias genéticas do mundo. Sua predominância é maior entre negros e pardos, mas não é exclusiva desse grupo populacional.