Agenda de Gustavo Mendanha em Israel inclui reuniões com ministro da Economia e com empresários locais

Por Thiago Marques

9 de setembro de 2017

Por Thiago Marques

9 de setembro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito embarca neste domingo (10/09). Primeiro compromisso oficial será no dia 12. Na bagagem, disposição para atrair novos investidores e captar projetos que sejam referência na área tecnológica

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, empreenderá sua primeira missão oficial a outro país a partir deste domingo, 10 de setembro. Ele embarca rumo a Israel acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha. O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, será o anfitrião do prefeito naquele País.

A primeira agenda oficial do prefeito em Israel é no dia 12, quando ele será recebido pelo ministro da Economia e Indústria israelense, Eli Cohen. Nesta mesma data, e até o dia 14, Gustavo também participa da “Watec Israel 2017”, uma grande feira que será realizada em Tel Aviv com foco no emprego de tecnologias para uso da água e que reunirá fabricantes, produtores, pesquisadores, investidores e acadêmicos de diferentes partes do mundo que discutirão os principais desafios do setor na apresentação de soluções inovadoras.

O prefeito também terá uma série de reuniões com empresários de Israel, a fim de atrair mais investimentos e novas empresas para Aparecida de Goiânia que, inclusive, já abriga algumas indústrias com capital israelense. Por isso também o entusiasmo dele com a “Watec Israel 2017”, por se tratar de um local oportuno, ao reunir tantos investidores, para este tipo de articulação.

O prefeito também será recebido por autoridades da cidade de Berseba, a segunda maior na região Sul de Israel. Eles cuidarão das tratativas para que Aparecida e Berseba sejam consideradas cidades irmãs, o que lhes permitirá agilidade e facilidades na realização de negócios e, principalmente, o acesso do município goiano a projetos e iniciativas na área tecnológica – Israel é considerada uma das referências mundiais neste setor –  que possam ser adaptados à realidade de Aparecida de Goiânia.

O processo que “culminou” na formalização do convite do embaixador Yossi Shelley a Gustavo Mendanha teve início no final de maio deste ano, quando o diplomata visitou Aparecida de Goiânia, atendendo a um pedido do prefeito, e reuniu-se com ele e com secretários municipais. Foram apresentadas a ele as potencialidades da cidade, sua vocação industrial e universitária, e os indicadores econômicos que a credenciam como verdadeiro polo econômico em Goiás.

No início de julho foi a vez de Gustavo reunir-se com Yossi Shelley na Embaixada de Israel, em Brasília (DF). E no dia 30 de agosto último, ele voltou à Aparecida de Goiânia para mais uma rodada de reuniões e compromissos com empresários, autoridades políticas e representantes do terceiro setor.

Gustavo Mendanha retorna à Aparecida no dia 23 de setembro. No dia seguinte, reassume a prefeitura que, até lá, estará sob o comando do vice-prefeito, Veter Martins. No último dia 6, Gustavo assinou o decreto que concede a Veter o cargo de prefeito em exercício.