Agentes de Endemias e de Saúde participam de aula inaugural do curso de capacitação

Foto: Sebastião Nogueira - SES

Aparecida de Goiânia, 16 de dezembro de 2016 – Os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde de Aparecida participaram na manhã desta sexta-feira (16), da aula inaugural do curso de capacitação do processo de trabalho dos agentes. O curso será oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com Universidade de Brasília (UnB), para as secretarias municipais do Estado. A aula foi realizada no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), em Goiânia.

O curso faz parte do Programa Mais Saúde para Goiás. Na aula inaugural foi apresentada aos agentes a plataforma de Ensino à Distância (EAD). Agentes do município interessados em participar podem procurar a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo telefone 3545-4819. Aparecida possui, atualmente, 220 Agentes de Combate às Endemias e 320 Agentes Comunitários de Saúde.

Para o Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, que na ocasião representou a Secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, a capacitação é uma forma profissionalizar os servidores e reciclar os conhecimentos. “Esses profissionais estão em contato direto com a comunidade, por isso é importante que eles façam curso de formação para melhorar os indicadores de saúde, que começa na atenção primária”, destaca Iron Pereira.

O curso terá 220 horas, parte presencial e parte a distância, com monitores da UnB. “O objetivo é qualificar os agentes para que as visitas domiciliares sejam mais eficazes e para que eles tenham melhores condições de identificar agravos de saúde e encaminhar essas pessoas para o tratamento adequado. Além disso, para que os agentes realizem um trabalho de prevenção, que é o grande pilar da atenção básica”, ressaltou o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela.

Ainda segundo o secretário, com o reforço da atenção básica, o objetivo é diminuir internações e melhorar a saúde das pessoas.  “É para isso que a Secretaria Estadual de Saúde trabalha em parcerias com as secretarias municipais”, acrescentou. A Universidade de Brasília está preparando todo o conteúdo e material didático na plataforma EAD para a realização do curso.

A capacitação destina-se aos 8.249 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos 2.807 Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam na atenção básica de saúde dos municípios do Estado de Goiás. A primeira turma inicia as aulas agora em dezembro. O curso prosseguirá no período de 2017 a 2018, até completar todas as turmas.