Agentes de Trânsito de Aparecida atuarão em conjunto com a PRF na fiscalização do Anel Viário

Por Rackel Vieira

30 de outubro de 2019

Por Rackel Vieira

30 de outubro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito e a fiscalização do perímetro urbano do Anel Viário, foi assinado nesta quarta-feira, 30, um acordo que autoriza os agentes de trânsito de Aparecida a atuarem também no perímetro urbano da Go-060/Anel Viário. O termo conta com assinatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e do superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (SRPRF-GO), Álvaro de Resende Filho. Na oportunidade, a PRF anunciou ainda que fará a doação de duas viaturas e 50 celulares para o município.

De acordo com o superintendente da PRF em Goiás, Álvaro de Resende Filho, o convênio com a Prefeitura permite a atuação dos dois órgãos no perímetro urbano do Anel viário. “Essa parceria irá fortalecer a fiscalização no Anel Viário, pois serão mais forças atuando e consequentemente mais segurança para a população. E nos colocamos à disposição para capacitação dos agentes municipais na área da abordagem, sempre que for possível e necessário vamos contribuir”, destacou.

Em contrapartida, a Prefeitura concederá a PRF o acesso às câmeras de videomonitoramento do Projeto Cidade Inteligente, que serão instaladas na rodovia federal. “Serão 600 novas câmeras que começam a ser instaladas no próximo mês. As câmeras contam com um moderno sistema, o “Olhos de Águia”, que possui software que faz a identificação de rostos e placas de veículos e serão instaladas em pontos estratégicos da cidade como avenidas de grande fluxo e manchas criminais”, explicou o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o secretário Executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, o Acordo de Cooperação Técnica e Operacional dá competência de autoridade de trânsito à SMTA para a fiscalização das normas de trânsitos nos trechos em que a natureza do tráfego seja similar a de perímetro urbano limitadas às circunscrições territoriais, e da arrecadação das infrações cometidas pelos motoristas, nos termos do artigo 25, da lei nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro.

“Vamos contribuir para melhorar a segurança no trânsito nessa rodovia tão importante para Aparecida. Entre as ações delegadas ao município estão a execução de fiscalização, assim com as medidas administrativas cabíveis por infração de circulação, fiscalização eletrônica de velocidade. Também nos responsabilizaremos pelo atendimento dos acidentes de trânsito ocorridos no perímetro delimitado no acordo de cooperação, lavrando o respectivo Boletim de Acidente de Trânsito”, pontuou o secretário.