Alta hospitalar de pacientes do HMAP é comemorada por equipe

Por Camila Godoy

2 de junho de 2020

Por Camila Godoy

2 de junho de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Na manhã desta terça-feira, 02, dois pacientes do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), internados em decorrência da Covid-19, receberam alta. A saída deles foi festejada pelos profissionais da unidade, que se posicionaram em uma espécie de corredor para se despedir dos pacientes, com mensagens de encorajamento e conscientização. Segundo a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até o momento, o município já contabilizou um total de 222 recuperados da doença. Das 267 pessoas que estão neste momento com a Covid-19, apenas 18 estão internadas e o restante segue em isolamento domiciliar.

Os vitoriosos do dia foram Alice Santana de Jesus Costa, de 63 anos de idade, e Evilásio Francisco Costa, de 67 anos. Ela deu entrada no Hmap no dia 26 de maio e ficou internada por três dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e cinco dias na Enfermaria. Já Evilásio, internado no dia 25 de maio, ficou na unidade por nove dias. Os dois estavam emocionados com a alta hospitalar e agradecidos com a despedida organizada pelos servidores. “Muita alegria de Deus. Se vocês souberem o amor que eu vou levando de vocês. Estou saindo com vida. Que Deus abençoe a cada um”, disse dona Alice emocionada.

Segundo o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, é importante estar focado não apenas na incidência da Covid-19, controlando o número de novos casos, mas também nos recuperados: “Valorizar quem superou essa doença e os profissionais de saúde que se empenharam para tanto é fundamental”.

O genro do casal, Silas Camilo de Oliveira, estava na porta do Hospital aguardando os sogros saírem. “Já tem duas semanas que não os víamos e estamos bem ansiosos aqui, aguardando a saída deles. E ficamos na expectativa de que fossem curados porque eles são idosos. Minha esposa também testou positivo, mas não precisou ficar internada. Estamos felizes com esse livramento que Deus nos deu”, disse ele que vai levar o casal de sogros para casa para continuar cuidando deles. “Só tenho a agradecer o tratamento dado para eles aqui no HMAP”. Também emocionado, o senhor Evilásio Francisco Costa agradeceu a Deus por sair com vida do hospital e feliz por estar indo para casa.

A diretora de Humanização do HMAP, Marlete Silva, disse que é muito gratificante ver os pacientes saindo felizes e curados. “Eles podem dizer – eu venci a Covi-19. E isso para nós da unidade é muito bom. É gratificante ver a alegria deles e dos outros que também tiveram alta”, comentou ela dizendo que toda a equipe que compõe a UTI está afinada para melhor atender a todos que precisam dos cuidados e tratamento contra a doença.