Alunos da Escola de Música encantam em recital de encerramento do semestre

Por Juliana Fulquim

14 de dezembro de 2022

Por Juliana Fulquim

14 de dezembro de 2022

Foto: Jhonney Macena

A noite desta terça-feira, 13, foi marcada por muita música instrumental que encantou os apreciadores da boa música em Aparecida. Pais, amigos e demais familiares puderam conferir de perto como foi o desempenho dos alunos da Escola Municipal de Música de Aparecida de Goiânia. Sob a batuta do maestro Francinaldo Rodrigues, cerca de 250 integrantes que, ao longo do semestre, frequentaram os cursos de canto e também de instrumentalização musical emocionaram o público com apresentações do repertório brasileiro e mundial, exibindo um pouco daquilo que aprenderam durante as aulas.

Iniciado às 19h, o evento aconteceu no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, Setor Village Garavelo, e contou com a presença de diversas autoridades do município, entre eles, o prefeito Vilmar Mariano, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana e o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo.

“Prestigiar a apresentação dos alunos e ter um evento como esse em nosso município é uma honra. Sabemos que a cultura é importante para formar o cidadão, de forma que é dever do poder público incentivar e investir nesta área”, comentou o prefeito na sua chegada ao evento.

Para o professor Divino Gustavo, a Escola Municipal de Música tem realizado um trabalho de grande relevância para a Rede Municipal de Educação e para a sociedade aparecidense de forma geral. “Tem sido uma grande aliada das nossas escolas, identificando e incentivando os estudantes que apresentam aptidão e interesse para a área da música e também recepcionando as pessoas da comunidade que buscam desenvolver ou aperfeiçoar suas habilidades com o instrumento ou na área de canto”, observou o secretário.

Uma das performances da noite foi realizada por Matheus Henrique, estudante de 16 anos e que há cinco participa do curso de saxofone oferecido pela Escola de Música. Na opinião do jovem músico, cuja pretensão é de ganhar o mundo tocando o instrumento onde o jazz é popularizado, o curso é uma oportunidade de poder construir no futuro uma profissão. “A música nos leva para rumos inimagináveis, nos possibilita emprego, experiência e retorno financeiro”, avaliou.

No comando da Escola Municipal de Música, o maestro Francinaldo Rodrigues enfatizou que o evento já é uma tradição nos encerramentos de cada semestre letivo como uma forma de mostrar o que vem sendo realizado ao longo de cada etapa. Explicou que a unidade realiza ações de diferentes dimensões na vida dos cursistas, seja ensinando e aperfeiçoando as habilidades deles com o instrumento, seja os preparando para a vida acadêmica.

“Além dos cursos de instrumentos de sopro, teclado, bateria, violão, canto coral e musicalização infantil, estamos oferecendo aulas preparatórias para aqueles que se interessam em ingressar na vida acadêmica e precisam se submeter a testes de aptidão exigidos pelas instituições de ensino superior como a UFG e os Institutos Federais”, arrematou o maestro.

O evento foi prestigiado também pelo deputado estadual eleito por Aparecida, Veter Martins (Patriota), pelos vereadores Lelis Pereira (Progressista), Isaac Martins (Patriota) e Camila Rosa (PSD).