Alunos da Escola Guiomar Rosa apresentam protótipos do Projeto Maluquinho por Robótica

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

31 de agosto de 2022

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

31 de agosto de 2022

Foto: Enio Medeiros

Projeto é executado na Rede Municipal de Ensino e beneficia 32 mil estudantes. Os 70 alunos do 5º ano da Escola no Jardim Maria Inês executaram todo o processo com participação das famílias

Em uma manhã empolgante, os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guiomar Rosa no Jardim Maria Inês, apresentaram os resultados do “Projeto Maluquinho por Robótica: uma aventura divertida”. Os estudantes apresentaram o trabalho final do curso de robótica que foi executado no mês de agosto com apoio dos professores e coordenadores da unidade escolar e também material de apoio.

Com os pais e a comunidade escolar na plateia, os estudantes exibiram orgulhosos os carros robôs que foram montados por eles durante a execução do projeto de robótica. Os presentes na solenidade de exibição dos trabalho cercaram as crianças de admiração e orgulho ao ver os protótipos em movimento.

Ednelson Araújo de Moura, pai do estudante João Gabriel, rendeu mil elogios à instituição e à iniciativa da Prefeitura de proporcionar a realização do projeto na escola, e ao seu filho, claro. Ele comentou sobre a empolgação do filho e acredita que a atividade será um marco na sua vida escolar. “Meu filho é muito interessado, gosta de aprender coisas novas e principalmente de enfrentar desafios envolvendo tecnologias, montagens e quebra-cabeças”, enumerou.

O Projeto Maluquinho por Robótica na Escola Municipal Guiomar Rosa, foi conduzido sob a orientação dos professores Dayana Menezes e Juliano Frederico e faz parte da política de criação da Robótica Educacional que, entre os objetivos, tem a finalidade de desenvolver competências e habilidades, estimulando nos estudantes a criatividade e a autonomia.

De acordo com os professores dinamizadores, os 70 estudantes da unidade, que participam do projeto, executaram uma proposta alinhada ao PPP da escola, envolvendo na ação servidores da instituição de ensino e também membros da comunidade escolar.

A professora Dayana Menezes explicou que o projeto contou com 20 encontros com oficinas teóricas e práticas que tiveram também o envolvimento dos pais, com atividades extraclasse. “Enviávamos aos pais, por grupos de WhatsApp, vídeos ensinando como executar cada tarefa do projeto que tinha que ser realizada em casa. Desta forma envolvemos não só a criança no projeto, mas também os pais dos alunos, pois esta parceria entre pai, mãe e filhos é muito importante para o desenvolvimento da criança”, disse a professora.

A estudante Valentina Souza Rezende, de 10 anos, que tem o sonho de se formar em arquitetura, disse que, assim que recebeu a caixa contendo o kit de robótica, chegou inclusive a pensar que não iria conseguir executar a tarefa. Ela menciona que foi encorajada pela professora e agora mostrava o seu robô, empolgada com os resultados. “Meu pai chegou a falar que esse tipo de atividade é muito importante para mim, porque é como se eu estivesse montando um carro”, afirmou.

Para o aluno Pedro Gabriel, 11, participar do projeto foi um momento de pura diversão e aprendizado. Ele garantiu que gastou apenas dois dias na montagem do protótipo e comenta que aprendeu muito, até sobre outras áreas de interesse, como no caso da disciplina de matemática. “Para montar o carrinho, é preciso calcular, contar quantos parafusos serão necessários e isso é muito bom para treinar o nosso aprendizado”, comentou.

Como o kit de robótica é constituído de muitas peças pequenas e exige muitos detalhes para que o carro se movimente, a aluna Stela Soares Santos, 10, aproveitou todos os encontros para poder finalizar o projeto na unidade escolar. “Tinham partes muito difíceis e muitos parafusos, então aproveitei a ajuda dos professores para terminar e fiquei super feliz de ver o carrinho andando”, confessou a estudante.

De acordo com o secretário de Educação de Aparecida, professor Divino Gustavo, o “Projeto Maluquinho por Robótica: uma aventura divertida” é uma proposta pedagógica ligada à robótica educacional. É um investimento do poder público na criatividade, autonomia e desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. “Estamos cientes da importância deste projeto, que associa a ludicidade com o aprendizado em diferentes áreas do conhecimento”, avaliou.

O evento contou ainda com a participação da equipe de robótica do Sesi Planalto, instituição que fica no Jardim Planalto. Eles apresentaram os robôs feitos por eles nas aulas da instituição.

Presente na solenidade, representando o prefeito Vilmar Mariano, a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana explanou seu encantamento ao ver o carro robô criado pelos estudantes. “A tecnologia é algo que já está na vida delas, por meio do computador e do celular, e além da diversão, ela se torna, com esse projeto, um meio de aprendizado e que vai ajudar tanto no futuro delas quanto no presente, pois elas passam a se interessar mais pelo ensino”.

PROJETO

Os mais de 32 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia matriculados em turmas de 1º ao 5º ano estão tendo aulas de robótica neste ano letivo. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o projeto “Maluquinho por Robótica: uma Aventura Divertida”. O programa, mesmo sendo de iniciação, ajuda na universalização do ensino de robótica nas escolas da rede municipal, sendo voltado exclusivamente para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Cada aluno do 1º ao 5º do Ensino Fundamental recebeu um kit para ser utilizado durante a realização das tarefas propostas do ensino de robótica, tanto em sala de aula quanto em casa. A parte final do projeto nas mais de 50 Escolas Municipais acontecerá até o final do ano de 2022.