Alunos da Escola Municipal Vera Cruz II aprendem na prática o papel do Poder Executivo

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de março de 2016 – Cerca de 50 alunos do 4º ano da Escola Municipal Vera Cruz II, com idades entre 9 e 11 anos, visitaram o Centro Administrativo de Aparecida de Goiânia nesta terça-feira, 22. O objetivo foi expandir o conteúdo trabalhado em sala de aula e conhecer na prática o papel da administração municipal.

“Eles estão aprendendo sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Então primeiro a gente trabalhou a parte teórica sobre o assunto em sala de aula, pra que eles pudessem ter uma noção do que a gente ia visitar. Depois viemos para a prática. Fora da sala eles podem vivenciar aquilo que estão estudando e o interesse aumenta”, explicou a professora Luciana Mariano Rosa de Araújo, que coordenou os alunos durante a visita.

Outras duas professoras, dois monitores e uma voluntária também acompanharam os alunos das duas turmas, que se dirigiram em seguida para a Câmara Municipal de Vereadores. “Além do conteúdo, o objetivo também é divulgar o município, fazer com que eles conheçam que existe uma zona rural, uma zona urbana e as características de cada uma dessas partes do município”, completou a educadora.

Os alunos foram recebidos pela chefe de gabinete do prefeito Maguito Vilela, Tânia Andraschko, já que o gestor cumpria agenda externa. Ela explicou um pouco do papel do Poder Executivo, em especial as secretarias que ocupam o Centro Administrativo; apresentou as dependências do prédio, como o gabinete do prefeito Maguito Vilela e a sala de reuniões, e falou um pouco do papel da administração e do seu trabalho.

“Todas as obras e serviços realizados na cidade são feitos com muita responsabilidade. Precisam passar por uma licitação, que é um tipo de concorrência pra escolher quem vai fazer aquilo com o menor preço e maior qualidade, e precisam ter projetos aprovados pelo Governo Federal, de onde vem boa parte do dinheiro que recebemos”, explicou.

Questionada sobre seu trabalho com o prefeito, ela explicou que seu papel é organizar a agenda do administrador. “Um prefeito tem muitas obrigações e muitas pessoas sempre querem falar com ele. Meu trabalho é receber essas pessoas e passar cada pedido, cada demanda ao prefeito, além de organizar a agenda dele para que consiga cumprir todas as suas atividades da melhor forma possível”, reiterou.

IDENTIFICAÇÃO – Além de permitir a observação de como o conteúdo didático se aplica na prática, as  aulas em campo também tem como objetivo estimular a identificação e  valorização das crianças com a cidade. “Ao longo do ano, vamos levá-los a conhecer pontos turísticos de Aparecida; polos industriais, mostrando a importância deles para a economia do município em geração de empregos e renda; e outros locais que os levem a aprender e valorizar o município em que vivem, estudam e moram com suas famílias”, informou a professora Luciana Mariano Rosa de Araújo.