Alunos da Escola Terra Prometida em Aparecida iniciam projeto de Meliponário

24 de maio de 2023

Por Juliana Fulquim

24 de maio de 2023

Nesta quinta-feira, 25, os estudantes do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Terra Prometida, que fica na região do Polo Industrial, terão uma aula diferente. É que a unidade educacional, em uma ação para promover o aprendizado científico e estimular práticas voltadas para a sustentabilidade, lançará o Projeto Meliponário Escola Terra Prometida. Os meliponários são os abrigos das abelhas Jataí, uma espécie nativa do Brasil, conhecida por não possuir ferrão.

O lançamento do projeto será 8h30, com a abertura do espaço do meliponário para a visitação por parte dos alunos e da comunidade escolar. Antes da abertura das colmeias para que as crianças contemplem o primeiro voo das abelhas, elas receberão orientações a respeito de como teria surgido a ideia do projeto e sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema.

Segundo a diretora da unidade escolar, Leomara Aquino, este será o primeiro meliponário construído em uma escola pública de Aparecida de Goiânia. As abelhas foram resgatadas dos escombros de uma casa que foi demolida após seu terreno ser integrado à escola durante a reforma da unidade.

“Antes da casa ser demolida identificamos duas colmeias nas paredes e, conversando com os alunos, percebemos que a maioria sequer sabia da existência de abelhas sem ferrão. Isso nos motivou a criar um meliponário na escola, tanto para desenvolver o trabalho pedagógico, quanto para incentivar práticas de cidadania e de sustentabilidade”, comentou.

O projeto será desenvolvido em diferentes etapas. O conhecimento sobre as abelhas será desenvolvido durante as aulas e entrará no currículo transversal e interdisciplinar. Além dos alunos, os pais também serão envolvidos e participarão de palestras para aprender sobre a importância das abelhas para o ecossistema e sobre o manejo.

A Escola Municipal Terra Prometida atende 450 crianças do Agrupamento IV da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.