Alunos da rede municipal passam a ter aulas de robótica na escola

Por Rodrigo Augusto

18 de outubro de 2018

Por Rodrigo Augusto

18 de outubro de 2018

Foto: Claudivino Oliveira

Realizar programações, construir robôs, executar missões e interpretar algoritmos são atividades que a partir de agora estarão presentes no dia-a-dia de um grupo de estudantes da Escola Municipal Francisco Rafael Campos no Conjunto Planície em Aparecida de Goiânia. Os alunos com idade entre 12 e 15 anos são os primeiros da rede pública de ensino do município que estudarão robótica através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Aparecida e o SESI. Na tarde desta quinta-feira, 18, eles fizeram uma demonstração do que já aprenderam para os membros das secretarias de Educação e Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Antes de realizarem as atividades práticas os alunos receberam instruções em um curso de ‘core values’, que na tradução livre significa valores fundamentais. Nesta etapa eles aprenderam sobre trabalho em equipe, inclusão, respeito e diversão. “Percebemos que após iniciar os estudos em robótica, os estudantes que tinham grandes dificuldades em sala de aula estão melhorando o índice de aprendizado e conseguindo compreender melhor o que é passado pelos professores”, comemora uma das coordenadoras do projeto, Saney Cardoso.

A utilização da tecnologia na formação de crianças e adolescentes, como enfatizou o professor Cleomar Rocha, contribui para o desenvolvimento educacional, desperta a criatividade, incentiva o trabalho em equipe, facilitado o aprendizado de disciplinas com matemática, física, química e inglês. “O ensino de robótica é fundamental para se entender o momento contemporâneo e para se prospectar novas funções e atividades e, é claro, motivar para o aprendizado de ciências extras bem como humanas e biológicas. A robótica também incentiva o aprendizado de linguagem. Estamos preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentarmos o que já estamos vivendo que é uma sociedade tecnológica”, aponta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Além de realizar as atividades em sala de aula, os estudantes também irão participar de torneios de robótica. O primeiro deles, será o First Lego League entre os dias 23 e 24 de novembro no SESI Vila Canaã onde representantes de 44 escolas da região Centro-Oeste irão apresentar seus projetos e também disputar prêmios. “Os alunos realizam todo projeto e programação. Eles precisam dessa autonomia para desenvolverem suas habilidades. Nosso papel é repassar orientações e auxiliá-los no que precisarem, mas sempre destacando a autonomia e identidade de criação deles”, pontua o assessor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Educação, Fabiano Roberto.

O projeto será expandido para outras 20 unidades de ensino até o final do ano. Segundo a Secretaria de Educação, já está em licitação a compra de novos kits e outras ferramentas para ampliação do programa. “Esse tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento dos jovens. Eles estão trabalhando com o que gostam, desenvolvendo competências e habilidades dentro das disciplinas que estudam. E também aumentando o vínculo deles com a escola. Esse grupo, por exemplo, estuda pela manhã, mas está aqui no período da tarde em busca de mais conhecimento”, sublinha a secretária Valéria Pettersen.

Outra ferramenta importante para expansão do ensinamento da robótica na rede municipal é uma impressora 3D que imprime novas peças para montagem dos cenários e robôs. A compra do equipamento está em fase de licitação. Aluno da sétima série, Victor Hugo, 13 anos, relata com alegria os primeiros aprendizados na área dos robôs. “Estou aprendendo programação no computador porque cada robô tem uma função e programa diferente. Também aprendi muito sobre amizade, trabalho em equipe e relacionamento com os amigos e professores”, disse sobre ele sobre a nova experiência.