Alunos da rede municipal assistem filme sobre o centenário de Aparecida

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2022

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, o filme especial do centenário de Aparecida será exibido para todos os alunos da rede pública de ensino da cidade

Com objetivo de inserir os alunos no universo do cinema e, ao mesmo tempo, colocá-los em contato com conteúdo audiovisual que ilustre conceitos ministrados em sala de aula sobre o centenário de Aparecida de Goiânia, os estudantes da rede pública do município, começaram a assistir o Curta-metragem ‘Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso’. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Gomes da Silva participaram da sessão na tarde desta terça-feira, 19, no cinema do Buriti Shopping.

Gabriel Coelho de Almeida, 10 anos, foi uma das 40 crianças que assistiram o filme. Para ele, o curta, que tem 11 minutos de duração, conseguiu contar de forma divertida a fundação e o progresso de Aparecida. “Aprendi muitas coisas sobre a história da cidade. Do início de tudo que não tinha nada e o tanto que evoluiu. Agora nossa cidade completa 100 anos. Em nome de todos os meus colegas que gostaram do filme, posso dizer que aprendemos um pouco mais sobre Aparecida”, contou o estudante.

Leia também:

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Maria Gomes da Silva, Suzy Meire Lobo, o filme complementa os conteúdos aplicados em sala de aula sobre os 100 anos de história de Aparecida. “Os professores fizeram o planejamento pedagógico em alusão ao centenário de Aparecida, para eles vivenciarem e conheceram mais sobre a história da cidade deles e o filme reforça isso. Além disso, agrega muito no conhecimento das crianças por que conseguem visualizar a história e a imagem é a melhor linguagem para ensinar as crianças”, explicou.

Giovanna de Sousa, 10 anos, que também estuda o 5º ano, disse que já tinha aprendido um pouco da história de Aparecida na escola, e que gostou do filme. “Mesmo que tenha visto muitas coisas que eu já conhecia eu aprendi mais um pouco, como por exemplo, os nomes da cidade que eu não sabia”, comentou a aluna.

Numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, o filme especial do centenário de Aparecida será exibido para todos os alunos da rede pública de ensino de Aparecida no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, pela manhã, e em sessões exclusivas no cinema do Buriti Shopping, à tarde. O curta também ficará em cartaz até 11 de maio, com uma sessão diária de segunda a sexta, às 14h, aos sábados e domingos, às 13h30, com entrada gratuita para todo o público. A sala onde será exibido o filme comporta até 80 espectadores.

Curta-metragem “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso”

O curta conta a história do surgimento da cidade a partir da visão dos pioneiros e de relatos de seus familiares. A produção audiovisual aborda também com vídeos, fotos e desenhos a construção da capelinha na Praça Central (hoje Santuário Nossa Senhora Aparecida), passando pelo progresso e transformações da cidade, que ganhou centenas de indústrias e acolheu seus novos habitantes.

No filme são narradas ainda conquistas dos dias atuais, como o Hospital Municipal (Hmap), e escolas e faculdades para formação acadêmica dos aparecidenses. São inovações que os primeiros habitantes de Aparecida, na década de 1920, possivelmente não imaginavam que levaria a cidade a crescer tanto, chegando em 2022 como um grande e importante município, com conexões econômicas e logísticas em todo o país e no exterior.