Alunos da Rede Municipal recebem kits de material escolar

Por Juliana Fulquim

31 de janeiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

Estudantes do Ensino Fundamental receberão os kits de material. Crianças de CMEIs ganharão agendas personalizadas para dinamizar a rotina e a comunicação com as famílias

Os mais de 45 mil estudantes matriculados em turmas do Ensino Fundamental das Escolas Municipais e da Educação Infantil receberão kits de material escolar e agendas personalizadas. A entrega oficial aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31, na Escola Municipal Santo André, localizada no bairro de mesmo nome, e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Educação, professor Divino Gustavo, além de outras autoridades.

Os kits foram adquiridos para dinamizar o ensino e a aprendizagem nas Escolas Municipais e CMEIS e, ao mesmo tempo, contribuir com o orçamento das famílias que deixarão de gastar com a compra de materiais para os filhos. Os alunos do Ensino Fundamental I, por exemplo, receberão cadernos de escrever, de desenho e de caligrafia, tabuada, massa de modelar, tesoura, caneta hidrocor, lápis grafite e lápis de cor antibacterianos, borracha com capa plástica, cola bastão, apontador de lápis, estojo, régua flexível colorida, além de uma pasta plástica e outra polionda.

Os estudantes do Ensino Fundamental II, que compreende turmas de 6º ao 9º ano, além dos itens descritos acima, receberão também caneta esferográfica nas cores azul, vermelha e preta, corretivo líquido e pincel marca texto. As crianças da Educação Infantil, por sua vez, receberão uma agenda escolar para facilitar a comunicação entre os professores e as famílias dos estudantes matriculados nos Agrupamentos de I ao V.

Na aquisição do material escolar a Prefeitura investiu aproximadamente 11 milhões de reais. No evento de entrega na escola Santo André, o prefeito Gustavo Mendanha destacou o compromisso do município em cuidar das famílias aparecidenses, sobretudo, num momento em que parte delas vem passando por dificuldades em razão da pandemia. “Os kits serão entregues em todas as unidades escolares para que nossas crianças tenham um melhor aprendizado e para contribuir com o orçamento das famílias”, ressaltou o prefeito.

O titular da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, na mesma linha de percepção do prefeito Gustavo Mendanha, além de enaltecer o caráter pedagógico do material escolar, fez menção também ao aspecto social da ação. Enfatizou que os kits escolares foram adquiridos de acordo com a faixa escolar dos alunos e deverão fortalecer o trabalho em sala de aula realizado pelos professores. “É uma significativa contribuição para que o ano letivo aconteça dentro da normalidade, com todos os alunos em sala de aula portando o material necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. Sabemos que, por conta da pandemia, muitas famílias perderam rendimento e que talvez algumas nem teriam condições de arcar com os custos dos itens que estão sendo entregues gratuitamente aos filhos matriculados na rede”, avaliou o secretário.

A atendente de Call Center Keila Cristina da Cunha, 47, compareceu ao evento na escola Santo André para retirar o kit escolar da filha Giovanna Gabriele, 9, aluna do 6º ano. Elogiou a qualidade do material, a quantidade de itens ofertados e comentou que a doação aos alunos é um importante incentivo para as famílias, já que muitos estariam passando por dificuldades financeiras. “Para muitas famílias seria uma situação difícil comprar o kit com todo esse material, de maneira que a Prefeitura está dando um importante incentivo tanto para os pais, quanto para as crianças”, arrematou a mãe.

Estiveram presentes no evento, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha e secretário de Habitação Willian Panda, além dos vereadores Marcos Miranda (Republicanos), Aldivo Araújo (MDB), Arnaldo Leite (MDB), Orlanes Maranhão (PSB). Também marcou presença na solenidade, o presidente do Sindicato dos profissionais da Educação Aparecida de Goiânia Valdeci Português.