Alunos de Escolas Municipais realizam plantio de mudas nativas do Cerrado em Aparecida

Por Juliana Fulquim

4 de novembro de 2021

Por Juliana Fulquim

4 de novembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Ação contou com a participação de 60 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação e o plantio de 3,9 mil mudas de árvores nativas

Um grupo de cerca de 60 alunos de três escolas municipais localizadas em setores da região leste do município movimentou o Parque Industrial Vice-Presidente José de Alencar na manhã desta quinta-feira, dia 04 de novembro. Os estudantes, em sua maioria de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, participaram de uma ação pedagógica e ambiental, que resultou no plantio de 3,9 mil mudas de árvores nativas do cerrado.

A ação, que contou com o apoio das secretarias municipais de Educação (SME) e Meio Ambiente (SEMMA), foi promovida por iniciativa do Grupo H Egídio, administradora de um conglomerado de empresas do ramo hospitalar que, além de fornecer as mudas para o plantio, preparar o solo antecipadamente, também confeccionou e distribuiu aos alunos material impresso educativo, abordando a temática da preservação do meio ambiente.

De acordo com uma das acionistas do Grupo H Egídio, a CEO Tatiane Simon Egídio Avelar, a proposta da empresa que, segundo ela, já realiza a mesma ação há 20 anos, é despertar o olhar da sociedade, principalmente das futuras gerações, para a importância de preservar ambiental. “Com essa ação, desejamos despertar a sensibilidade das pessoas em relação aos cuidados que todos precisamos ter e também demonstrar que é possível equilibrar a produção industrial com a qualidade de vida do planeta”, explicou.

Para os alunos das escolas participantes, a manhã foi movimentada e cheia de descontração. Lucas Gabriel Siqueira, por exemplo, estava eufórico. Com 11 anos de idade e estudando no 5º ano do Ensino Fundamental na escola Camila Scaliz, ele resume que as árvores seriam importantes porque trazem vida.

Da escola Nova Olinda e concluindo o 4º ano do Ensino Fundamental, a aluna Ana Luiza Souza Alves, 10, também não conseguia disfarçar o contentamento de participar do plantio de árvores. “Sei que as árvores melhoram o clima e trazem a comida. Estou achando muito legal e já estava muito ansiosa quando soube que a gente viria para cá para participar desse momento”, comentou.

Superintendente de Ensino da SME, a professora Idelma de Oliveira enfatizou o significado da ação para a formação educacional das crianças. Explicou que nas escolas e CMEIs da rede a temática envolvendo educação ambiental é trabalhada numa perspectiva interdisciplinar e transversal. “Estamos felizes de participar deste momento, porque precisamos conscientizar as crianças e, por meio delas, alcançar as famílias, sobre a importância do plantio e da preservação, principalmente nesta ocasião em que estamos vivenciando muitas queimadas e a falta de cuidados com o meio ambiente”, arrematou.