Alunos do município colocam a leitura em dia ao participar da 1ª Feira literária de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

13 de fevereiro de 2019

Por Ruslayra Peixoto

13 de fevereiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Mais de 70 crianças se encantaram com as centenas de livros disponíveis na 1ª Feira Literária da cidade. Recebendo mais de 25 escritores de todo o país, a Feira Literária, que é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo e o Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB), contou com clássicos infantis, juvenis, romances, aventuras e muitos outros. A feira tem como objetivo, incentivar a leitura e valorizar os escritores brasileiros. “A Feira visa promover e incentivar nossas crianças, jovens e adultos a lerem mais e a lerem escritores nacionais, valorizando os talentos de nossa terra”, destacou o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, idealizador do evento.

Diretora da Escola Municipal Camila Escaliz, Telma Lisboa compartilhou a alegria de participar de projetos como esse. “Aparecida estava precisando de um evento voltado para a leitura. Os alunos estão encantados e apaixonados pelos livros. São ações como esta que nos dão suporte no incentivo a leitura das crianças nas escolas e também em casa. E quanto mais ações como esta, teremos um futuro melhor para nossos estudantes”, ressaltou. Cláudia Chediack é diretora da Escola Municipal Andreia Ferreira Barbosa, cujos alunos também participaram da abertura da Feira e contou que os alunos ficaram muito contentes ao ter essa primeira experiência. “A leitura é uma das melhores formas de viajar para novos lugares e ampliar a imaginação”, sublinhou.

A abertura oficial da Feira, que segue até domingo, 17, das 10h às 22h, no Aparecida Shopping, contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia Cleomar Rocha, Valquíria Maria representante da Goiás Turismo e de 27 escritores de todo país. “Estamos muito surpresos com a repercussão e aceitação dos cidadãos aparecidenses que lotaram o evento de abertura e estão vindo conhecer a Feira e folhear os livros.  Essa será a primeira Feira de muitas que realizaremos em nossa cidade, pois o incentivo a cultura é a melhor maneira de mudar a mente das pessoas”, pontuou o secretário executivo de turismo Guido Marco.

Com apenas sete anos, Lara Araujo comprou dois livros, um de pintar e outro para leitura. “Meus pais dizem que pra ser inteligente, precisamos ler muitos livros. E eu vou ser muito inteligente, porque amo ler e pintar. São minhas duas paixões”, vibrou a estudante. Ironita Mota é escritora há 12 anos e possui 15 livros publicados e está participando da primeira Feira Literária de Aparecida. “Eu vejo com bons olhos essa iniciativa, pois primeiro estamos valorizando o escritor que tem a oportunidade de mostrar suas obras. E eu gosto muito da integração entre leitor e escritor. A Feira nos dá a oportunidade de ter esse contato e mostrar nosso trabalho para crianças e adultos”, salientou.