Amag é referência em reabilitação ortopédica e neurológica

Por Camila Godoy

10 de julho de 2018

Por Camila Godoy

10 de julho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Cerca de 280 pacientes recebem atendimento integral diariamente

Em Aparecida, os serviços do Centro de Reabilitação Municipal são oferecidos no Amag. Todos os dias, passam por lá cerca de 280 pacientes com sequelas ortopédicas e neurológicas de média e baixa complexidade, para receber consultas e procedimentos que vão auxiliá-los em sua recuperação física e motora. O Ambulatório conta com uma equipe multiprofissional, que oferece atendimento integral a esses usuários.

A reabilitação ortopédica atende pessoas com problemas na coluna, como hérnia de disco, lombalgia e escoliose; no ombro e punho, como bursite, luxação de clavícula e artrose; e no quadril e membros inferiores, como fratura de fêmur, amputação e lesão de ligamentos. Já na área de fisioterapia neurológica, pacientes com paralisia cerebral, microcefalia, Parkinson, sequelas oriundas de Acidente Vascular Cerebral, entre outros, recebem atendimentos com diferentes especificidades.

O local também conta com atendimentos em psicopedagogia, que atende crianças com  dificuldade no processo de aprendizagem e que tenham alguma comorbidade associada. O trabalho busca compreender as causas dos problemas dos pacientes, oferecendo apoio e intervenções adequadas para que haja uma melhora na vida escolar e social de cada um deles.

Segundo a diretora do Amag, Elisângela Moura, devido ao grande aumento da demanda por serviços de reabilitação, ao longo dos anos, visto que a unidade é a única a oferecer este trabalho em Aparecida, a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para que o espaço do Ambulatório seja ampliado: “Nossa proposta é aumentar o número de atendimentos, garantindo a mesma qualidade oferecida hoje”, afirmou.

Relatos

A qualidade citada pode ser facilmente comprovada pelos corredores da Unidade ao se observar os pacientes. A moradora do bairro Colina Azul I, Adriana Macedo de Araújo, é mãe de cinco filhos. Dois deles, gêmeos, realizam tratamento no Amag há três anos. Eles foram diagnosticados com déficit de atenção, dislexia e hiperatividade e recebem acompanhamento de psicopedagoga, fonoaudióloga, psicóloga, neurologista e psiquiatra. O atendimento integral já está surtindo resultados: “Eles estão evoluindo. É um passo de cada vez, mas já estão bem mais calmos. Durante minha caminhada, enfrentei muitas dificuldades, mas no Amag fui acolhida. Todos me tratam super bem. Às vezes chego cansada, mas recebo palavras de ânimo que me motivam a nunca desistir”, relata.

A paciente Irone Santana Gamper é moradora do Jardim Bela Morada e está recebendo atendimento de fisioterapia, após ter fraturado o braço. “Já estou ótima. O atendimento aqui é maravilhoso”, afirma. A opinião dela também é compartilhada pela Nilvaci Guimarães, moradora do Garavelo, que já realizou reabilitação no braço direito e agora recebe sessões de fisioterapia no braço esquerdo. “Só vivia na Emergência tomando injeção para dor. Agora, nem remédio tomo mais. No começo não acreditava muito em Fisioterapia, mas o atendimento e o resultado foram maravilhosos. Estou muito satisfeita”, ressalta.