Amag realiza palestra nesta quarta-feira (24) voltada aos pais de crianças autistas

Por Frederico Noleto

23 de abril de 2019

Por Frederico Noleto

23 de abril de 2019


Foto: Wigor Vieira

O Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (Amag), que realiza um serviço de excelência nas áreas de ortopedia e neurologia no município, promove na manhã desta quarta-feira (24) uma palestra voltada aos pais e familiares de pacientes com transtornos do espectro autista (TEA). Alguns dos mais renomados médicos, psicólogos e psicopedagogo do Estado de Goiás da área estarão explicando às famílias os novos métodos de tratamento, treinamentos para cuidadores, processo de inclusão das crianças e também informações a respeito de direitos dos pacientes. A palestra acontecerá às 9h na própria sede do Amag.

“Nós temos uma equipe de psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais preparada para oferecer atenção especial a esses pacientes em nossas instalações. Mas muitas vezes os pais não sabem como realizar o tratamento de apoio em casa. A maioria das mães chegam desinformadas e carentes de informação. É nosso dever ajudar a treinar os pais para que se transformem em cuidadores e, desta forma, aprendam a trabalhar o processo de inclusão da criança. A primeira coisa é saber que elas têm direito a frequentar uma escola regular, por exemplo. Por isso resolvermos realizar esta palestra” – explica o médico neuropediatra Gilson Carlos Batista de Souza.

Ele explica que a equipe multidisciplinar do Amag atende pacientes das áreas de ortopedia e neurologia de média e baixa complexidade de diversas naturezas. Ao todo são mais de 300 pacientes que recebem toda a atenção devida. “Hoje a amplitude de sintomas do espectro autista é muito grande. Diferente das crianças que nascem com a síndrome de down, por exemplo, os sintomas das crianças autistas muitas vezes não podem ser notados à primeira vista. E são crianças que muitas vezes acabam sofrendo preconceito. Sempre falamos aos pais que não adianta bater de frente com as pessoas, mas educá-las para a adequada socialização nos ambientes onde essa criança convive” – pontua.

Gilson Carlos esclarece ainda sobre a importância do diagnóstico precoce. “Antigamente só se fazia diagnósticos após os três anos de idade. Hoje temos critérios que avaliam sintomas de crianças a partir de um ano e meio. Alguns testes podem ser aplicados por médicos generalistas, antes de chegarem até nossa equipe multidisciplinar” – pontua o Gilson Carlos.

 

Serviço:

Assunto: Palestra para pais e familiares de crianças autistas

Data: 24 de Abril de 2019 (quarta-feira)

Horário:  9h

Local: Amag (Avenida Barão do Rio Branco, qd. 34, Jardim Nova Era)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)