Ampliação: Prefeitura de Aparecida totaliza 146 leitos hospitalares para tratamento da Covid-19

Por Camila Godoy

30 de junho de 2020

Por Camila Godoy

30 de junho de 2020

Foto: Arquivo-Divulgação Secom

São 86 UTI´s e 60 semi-UTI´s na rede pública municipal exclusivas para enfrentamento da doença

Para reforçar o combate à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia mais que dobrou o número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) da rede pública. Só no final da última semana, 10 novos leitos entraram em funcionamento no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e outros três foram adquiridos em uma instituição privada. Além disso, nesta segunda-feira, 29, a Prefeitura de Aparecida recebeu a confirmação de uma doação de 10 novos ventiladores pulmonares realizada pelo Hospital Sírio-Libanês. Ao todo, o município ofertará 146 leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 86 UTI´s e 60 semi-UTI´s.

“No dia 15 de junho, nós recebemos 10 novos respiradores enviados pelo Ministério da Saúde. Neste final de semana, eles entraram em pleno funcionamento no HMAP. Agora, só no nosso Hospital, são 60 UTI´s exclusivas para tratamento da doença. Recebi também, com muita alegria, a confirmação de que outros dez leitos irão começar a funcionar a partir de uma doação de respiradores realizada pelo Hospital Sírio-Libanês”, afirmou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, que preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida.

Ele destaca que as ampliações realizadas nos últimos três meses foram fundamentais para a reabertura responsável do comércio: “No início do mês de março, Aparecida contava com 63 leitos de UTI na rede pública. Com a chegada da pandemia em Goiás, iniciamos um intenso e planejado trabalho para ampliar nossa rede e, apenas em três meses, mais que dobramos esse número. Hoje, já são 76 apenas para tratamento da Covid-19 e outros 10 que entrarão em funcionamento, além das 63 que continuam funcionando ”.

O secretário detalha como estão distribuídos os novos leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19: “No HMAP temos 60 UTI´s e 60 semi-UTI´s. Outros 10 respiradores entrarão em funcionamento pelos próximos dias. No Hospital do Garavelo são 13 UTI´s para pacientes do SUS. No Hospital São Silvestre adquirimos três leitos. Tudo isso totaliza os 146 leitos”.

Segundo o secretário, dos 2.599 casos confirmados na cidade, até às 17h do último domingo (28), 175 precisaram de hospitalização. “A análise dos nossos dados demonstram que, até o momento, cerca de 7% dos pacientes com Covid-19 exigem internação. Mas, estamos atentos às projeções dos pesquisadores e trabalhamos incansavelmente para que não falte leito para ninguém”.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, até as 17 horas desta segunda-feira, 29, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede pública era de 56%. O número é um dos principais indicadores para a tomada de decisões do Comitê.

Leitos de UTI em Aparecida

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a distribuição de leitos de UTI em Aparecida acontece desta forma

– 90 UTI´s no HMAP, sendo 30 geral e 60 para o tratamento da Covid-19;
– 6 UTI´s no Hospital Santa Mônica, contratados pela Prefeitura;
– 20 UTI´s no Hospital São Silvestre, também contratados pela Prefeitura, sendo três delas para Covid-19;
– 13 UTI´s no Hospital Garavelo, com todas disponíveis para a Covid-19;
– 10 UTI´s no Hospital de Urgências de Aparecida (unidade estadual).

Ampliação da testagem da população foi uma das medidas tomadas para acompanhar a evolução da doença em Aparecida. Foto: Enio Medeiros

Planejamento que salva vidas

Aliada à ampliação dos leitos hospitalares, a Prefeitura de Aparecida tem investido na testagem em massa para diagnóstico da Covid-19 e na eficiência do tratamento prestado aos doentes. O município já realizou mais de 18 mil exames do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da doença. Além disso, a Central Municipal de Telemedicina acompanha diariamente todos os pacientes confirmados e em isolamento domiciliar.

Já os pacientes internados no HMAP recebem o acompanhamento dos profissionais de Telemedicina do Hospital Sírio-Libanês. “Temos estudado ainda outras estratégias de monitoramento dos casos positivos e trabalhado para ampliar ainda mais os leitos hospitalares da nossa cidade”, destaca Alessandro.