Anfiteatro Municipal Cantor Leandro será inaugurado nesta quinta-feira, 24

Por Rackel Vieira

23 de março de 2022

Foto: Jhonney Macena

Com capacidade para receber um público de 650 pessoas, o novo espaço cultural de Aparecida é equipado para realização de festivais, apresentações de teatro, encontros artísticos, shows musicais, workshops, seminários e formaturas

A partir desta quinta-feira, 24, a população aparecidense passa a contar, oficialmente, com um novo espaço dedicado a produções teatrais e diversos tipos de manifestações artísticas. Trata-se do Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, localizado na Rua Louvre, no setor Residencial Solar Central Park, que será entregue aos moradores da cidade às 18h pelo prefeito Gustavo Mendanha e pelo secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho. No dia da inauguração, haverá apresentação da Orquestra Municipal e a presença de trabalhadores da arte e cultura.

Em homenagem ao cantor sertanejo Leandro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia nominou o novo espaço cultural com o nome do músico. A homenagem foi oficializada através da Lei Municipal Nº 3.606/2021, que denomina o Anfiteatro Municipal como Luiz José Costa (Leandro). De iniciativa da Prefeitura de Aparecida, a lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Gustavo Mendanha em 19 de abril.

“Fizemos questão de homenagear o cantor Leandro, que fez dupla com Leonardo, e que nos deixou precocemente, no auge de sua carreira. Ele representa a classe artística goiana, e queremos retribuir a importante obra social que sua família realiza na cidade, através da Casa de Apoio São Luís”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo ele, o objetivo do anfiteatro é de valorizar a cultura regional. “Um espaço moderno e bem estruturado, que será palco de importantes eventos em nossa cidade. Temos hoje um município de 600 mil habitantes, com diversidade cultural enorme. Pretendemos receber atrações nacionais e regionais. Tenho certeza que irá fomentar nossa cultura local e será modelo para outros municípios goianos”, afirma o prefeito.

O espaço está pronto há um ano, mas devido a pandemia de Covid-19, a inauguração foi adiada. “Agora, que o cenário epidemiológico está favorável para retomada dos eventos culturais, vamos entregar essa magnífica obra à população. Desde que o espaço ficou pronto, alguns eventos esporádicos foram realizados no anfiteatro, mas agora será preparado um calendário de eventos no novo espaço cultural”, salienta o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

Estrutura do Anfiteatro

Com capacidade para receber um público de 650 pessoas, o Anfiteatro Municipal Luiz José Costa é equipado para realização de festivais, apresentações de teatro, encontros artísticos, shows musicais, workshops, seminários e formaturas.

Segundo o secretário Avelino Marinho, o anfiteatro representa um salto na vida cultural aparecidense. “A estrutura é extraordinária, Aparecida nunca teve um espaço como esse antes. Além do palco, o Anfiteatro conta com poltronas confortáveis e camarins, há espaços para exposição de obras de arte, artes plásticas e muito mais”, pontua.

O local possui 2,1 mil m² de área edificada com piso superior e inferior com acessibilidade, sistema de iluminação especial e sonorização acústica, elevador, palco, camarim, banheiros, plateia com 650 poltronas, galeria, halls, estacionamento, calçadas etc.

A obra da Prefeitura de Aparecida, executada em convênio com o Governo Federal, custou R$ 7,3 milhões, sendo R$ 5,3 milhões repassados pelo Ministério do Turismo e contrapartida do município de R$ 1,4 milhão.