Aulas da rede municipal de ensino de Aparecida começam nesta segunda-feira, 24

Por Juliana Fulquim e Gedeon Campos

21 de janeiro de 2022

Foto: Caudivino Antunes

Abertura oficial do ano letivo ocorrerá às 7h, no EMEI Wilsonina de Fátima, no Setor Independência Mansões, com presença do prefeito Gustavo Mendanha. Na ocasião serão iniciados também os serviços da 27ª edição do mutirão Prefeitura em Ação que beneficiará a região

Serão iniciadas nesta segunda-feira (24) as aulas nas 115 unidades escolares da rede pública de ensino de Aparecida, da qual fazem parte Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Entidades Filantrópicas conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A abertura oficial do ano letivo está prevista para ocorrer às 7h, na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Wilsonina de Fátima, no Setor Independência Mansões, e contará com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Educação, professor Divino Gustavo.

De acordo com a SME, até o momento, a previsão é de que neste ano as aulas aconteçam exclusivamente no regime presencial e contando com a participação dos quase 43 mil alunos matriculados. A medida será adotada nas séries do Ensino Fundamental I e II, com 38 mil alunos, divididos em 33 mil no Ensino Fundamental I e quase 6 mil no Fundamental II e nas turmas dos Agrupamentos da Educação Infantil, nas etapas de creche e pré-escola, que contam atualmente com 8.739 crianças, sendo 7.600 nas unidades municipais e quase duas mil nas conveniadas.

“A SME está trabalhando para que o retorno presencial ocorra de maneira segura e, neste sentido, além da vacinação, que já está avançada na terceira dose e das crianças com idades de 5 a 11 anos que já começaram a ser imunizadas, todas as nossas unidades seguirão os protocolos de segurança para prevenir a disseminação do vírus e assegurar ao mesmo tempo a qualidade do ensino”, comenta o secretário da pasta, professor Divino Gustavo.

Conforme orienta a Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem da SME, o primeiro movimento das unidades educacionais da Rede Municipal será no sentido de orientar os alunos em relação ao comportamento e aos cuidados que devem ser tomados neste momento de pandemia. O uso de máscara será indispensável.

Durante as aulas e atividades recreativas, deverá ser mantido distanciamento seguro entre os alunos. As unidades terão também materiais para a higienização adequada, tais como o detergente para lavagem das mãos e álcool 70%.

Ato no EMEI marcará também o início do 27º Prefeitura em Ação

Serviços feitos no Prefeitura em Ação incluem operação tapa-buracos – Foto: Rodrigo Estrela

Junto com a abertura do ano letivo, a programação no EMEI Wilsonina de Fátima marcará, ainda, às 7h, o lançamento da 27ª edição do mutirão Prefeitura em Ação. Gerido pela Secretaria de Ação Integrada da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o programa beneficiará o setor Independência Mansões e bairros da região a partir desta segunda-feira (24).

Até 29 de janeiro serão intensificados, nesta edição do programa, os serviços de roçagem, limpeza urbana, tapa-buracos, troca de lâmpadas, sinalização de trânsito e recapeamento, entre outras ações, como o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 500 servidores estarão envolvidos nos trabalhos.

Mais de 30 mil moradores serão beneficiados indiretamente com os serviços, que deixam a cidade mais bonita e garantem melhor qualidade de vida para quem vive nela. Além do Independência Mansões, serão contemplados os setores Nova Cidade, Jardim Florença, Jardim Riviera, Parque Hayala e Setor Comendador Walmor.