Ao lado de ministros, Gustavo Mendanha inaugura obras de contenção da erosão no Jardim Luz

Por Elzenúbia Moreira

19 de fevereiro de 2018

Por Elzenúbia Moreira

19 de fevereiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Os ministros Helber Barbalho e Alexandre Baldy, senador Wilder Morais (PP) e deputado federal Daniel Vilela (MDB) prestigiaram o prefeito durante a solenidade

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ao lado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 19, as obras de contenção da erosão na Avenida Bartolomeu Bueno, esquina com Alameda do Almeida, no Jardim Luz. A solenidade contou ainda com a presença do senador Wilder Morais (PP), do deputado federal Daniel Vilela (MDB) e do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB).

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, Gustavo Mendanha destacou a contribuição do Ministério da Integração Nacional para a execução da obra. “É uma alegria muito grande poder entregar esta obra para a população de Aparecida, principalmente esta, que foi uma obra emblemática e que trouxe muitos transtornos para os moradores da região. Os recursos do Governo Federal foram primordiais para a solução deste problema”, enfatizou o prefeito.

O ministro Helder Barbalho ressaltou em seu discurso o bom relacionamento entre as duas esferas como instrumento para entrega da obra no município. “É fundamental a parceria da Defesa Civil nacional com a Defesa Civil municipal para resolver os problemas de áreas com erosão. Neste momento, estamos concluindo mais uma etapa aqui no Jardim Luz, onde foram investidos R$ 7 milhões em recursos oriundos do Governo Federal, evitando desastres e prejuízos para a população”, ressaltou o ministro.

Para as obras de aterramento, compactação do solo e da pavimentação asfáltica da Avenida Bartolomeu Bueno foram investidos recursos no valor de R$ 9 milhões, sendo R$ 7 milhões oriundos do Ministério da Integração Nacional, e R$ 2 milhões do Tesouro Municipal. Além disso, foram realizadas a modernização e ampliação do sistema de captação, a drenagem de águas pluviais com a implantação de bocas de lobo e a finalização do sistema de dissipação das águas no leito do Córrego do Almeida. As obras foram iniciadas no início de agosto e o tráfego nas ruas e avenidas interditadas foi liberado no dia 20 de setembro de 2017.

Vistorias – Além da inauguração das obras no Jardim Luz, a comitiva também vistoriou obras em execução no município como a Avenida São João (Eixo Norte Sul 04); o Residencial Buriti Sereno, onde estão sendo construídas 832 unidades habitacionais; e a obra de contenção da voçoroca do Parque Tamanduá, no Setor Garavelo, que foi realizada com recursos no valor de R$ 19 milhões, também oriundos do Governo Federal.

O grupo visitou ainda a erosão do Jardim Mont Serrat, que recebeu R$ 5 milhões do Ministério da Integração Nacional para solucionar o problema. O anúncio foi realizado pelo ministro Helder Barbalho durante a sua visita à Aparecida.

Plantio de árvores – Com o objetivo de prevenir o assoreamento das margens do Córrego Almeida, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) plantou 500 mudas de árvores nativas da flora brasileira na região da erosão no Jardim Luz. As mudas começaram a ser plantadas no sábado, 17, e foi finalizado com o plantio feito pelo prefeito Gustavo Mendanha, ministros Helder Barbalho e Alexandre Baldy, senador Wilder Morais, deputado federal Daniel Vilela, ex-prefeito Maguito Vilela e por secretários e vereadores do município durante a solenidade de inauguração das obras na Alameda.  “Nosso objetivo é promover o reflorestamento das margens dos rios e córregos do município, evitando assim, erosões futuras”, sublinhou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.