Aparecida adianta aplicação da segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca em adultos

Por Camila Godoy

18 de outubro de 2021

Por Camila Godoy

18 de outubro de 2021


Foto: Caudivino Antunes

Moradores que receberam a D1 até 25 de agosto podem procurar qualquer um dos nove postos da cidade para receber a D2 desses laboratórios a partir de amanhã, 19. Município também está disponibilizando a primeira dose para adultos em oito postos, sem necessidade de agendamento

A Prefeitura de Aparecida vai adiantar a aplicação da segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca na cidade. Assim, moradores que receberam a primeira dose desses laboratórios até o dia 25 de agosto já poderão receber o reforço a partir desta terça-feira, 19 de outubro, independentemente da data prevista no cartão de vacinação para aplicação da segunda dose. O serviço estará disponível em nove postos fixos.

Interessados poderão procurar os drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, das 8 às 18 horas. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a dose 2 será aplicada das 8 às 16 horas. Para receber o reforço do imunizante não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

A aplicação da segunda dose da Coronavac continua normalmente, nesses oito postos citados acima e sem necessidade de marcação prévia. A administração do reforço desse imunizante se mantém seguindo a data prevista no Cartão.

Primeira dose para adultos

Outra novidade no município é a aplicação da primeira dose em adultos por livre demanda. Dessa forma, qualquer morador acima de 18 anos que ainda não tenha sido imunizado poderá receber a D1 em oito postos, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

O serviço está disponível para esse público no Drive-thru da Cidade Administrativa e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas. Nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a aplicação da primeira dose em adultos ocorre sem necessidade de marcação prévia, das 8 às 16 horas.

Primeira dose para adolescentes

Nesta semana, a aplicação da primeira dose em moradores de 12 a 17 anos ocorre exclusivamente no drive-thru da Cidade Administrativa, também sem necessidade de agendamento. Basta apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de idade.

O município aguarda a chegada de uma nova remessa de doses da Pfizer para retomar a aplicação da D1 em adolescentes nas UBS’s e na Central de Imunização.

Dose de reforço

Além disso, Aparecida continua com a aplicação da dose de reforço da vacina (“terceira dose”) em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. O serviço está disponível em nove postos, sem necessidade de agendamento: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Os três primeiros funcionam das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias e para os profissionais de saúde todos aqueles que receberam a segunda dose até 15 de abril já estão aptos a receberem o reforço.

A aplicação da terceira dose ocorre mediante apresentação de documento pessoal, CPF e cartão de Vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)