Aparecida adota aplicativo para a população denunciar focos do Aedes

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 15 de janeiro de 2016 – Os moradores de Aparecida de Goiânia agora podem usar o smartphone para denuciar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta sexta-feira, 15,  a prefeitura lançou o aplicativo “Xô Aedes”. Por ele, o morador que possui um celular com sistema Android, pode denunciar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungnya e zika. O aplicativo está disponível para Androide e pode ser baixado no Google Play. Para o sistema IOS o aplicativo estará disponível na loja virtual a partir de fevereiro. Aparecida é a primeira cidade de Goiás a adotar o sistema de denúncias via aplicativo de celular.

“A ideia é informar com mais rapidez e precisão à Vigilância Epidemiológica os locais onde há possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Essa é mais uma ferramenta, mas sem a conscientização da população, vamos perder essa guerra”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela em coletiva de imprensa, lembrando que o papel da população é muito importante no combate ao mosquito.

Segundo a secretária de Saúde, Vânia Cristina de Oliveira, a intenção é trazer a população para junto da Secretaria de Saúde, tanto no processo de notificação quanto no de monitoramento. “Este é mais um método a ser utilizado pelo poder público e pelos moradores para lutar contra esse mosquito que tanto tem causado danos à sociedade. Mas além de mais essa alternativa a conscientização da população em não deixar água parada ou jogar lixos que possam acumular água em lotes baldios, é essencial na guerra contra o vetor”, destacou a secretária, que disse ainda que a SMS terá como parceira a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O aplicativo foi desenvolvido por uma empresa paraibana, a Novetech Soluções Tecnológicas. O diretor, Fábio Guimarães, explicou que o morador pode tirar uma foto do local onde há o foco do mosquito e salvar na rede do sistema mesmo estando offline. “Assim que chegar em um local com rede de internet, a foto será carregada e com o uso do georreferenciamento, o local da denúncia ficará salvo juntamente da foto. Após enviada a denúncia os agentes de saúde terão uma semana para visitar o local e solucionar o problema. O aplicativo também quase não toma a memória do celular, é pequeno e fácil de usar”, informou. O “Xô Aedes” ainda possui GPS, o que facilita na localização exata do ponto a ser denunciado.

“Este aplicativo é gratuito, tanto para os moradores de Aparecida quanto para a prefeitura. O nosso intuito é ajudar, de forma interativa e colaborativa, a população a participar desta luta contra o mosquito que transmite a dengue, visto que no ano passado tivemos uma grande epidemia em todo o país. O aplicativo já está em funcionamento em diversas cidades do país”, comentou o desenvolvedor do sistema.

A iniciativa também irá permitir  que a população monitore a situação da denúncia pelo site do aplicativo. Lá, um mapa aponta, com colorações diferentes, o status dos focos. “As equipes encontravam dificuldades nessa questão porque acontecia da pessoa que ligava para o telefone passar o endereço errado do local do foco. Agora poderemos, com exatidão, ir ao local denunciado”, completou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)