Aparecida amplia a realização de endoscopia das vias biliares para moradores de todo o Estado

Por Camila Godoy e Polliana Martins

27 de maio de 2023

Por Camila Godoy e Polliana Martins

27 de maio de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Parceria entre secretarias municipal e estadual de Saúde beneficia pacientes de diversas localidades que aguardam pelo procedimento

Uma união de forças pela população goiana. É o que representa a nova parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para a realização de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exame indicado para diagnóstico e tratamento de doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas.

Com a pactuação, agora o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), que já oferta o procedimento para pacientes da cidade, passa também a atender pessoas de todo o território goiano que estão na fila de espera da SES.

Os primeiros exames resultantes dessa parceria estão programados para este sábado, 27 de maio, às 8h, no HMAP. Nos últimos dias, a equipe do Hospital analisou a demanda para verificar cada caso e o grau de prioridade, em uma verdadeira força-tarefa de qualificação da fila. Neste final de semana, quatro pacientes de outras cidades já serão atendidos na unidade aparecidense. O exame é feito mediante agendamento, após triagem do Hospital, e pode exigir internação.

O prefeito Vilmar Mariano destaca que a ampliação do atendimento no HMAP faz parte de um esforço conjunto do Estado e Prefeitura para garantir atenção à população: “Nosso hospital foi construído para servir o povo. Estamos abertos e à disposição para parcerias com quem também quer cuidar das pessoas”.

O secretário Alessandro Magalhães ressalta a importância do exame para a saúde pública. “A CPRE permite a localização e remoção de cálculos biliares presos no duto biliar e auxilia no diagnóstico de câncer, cirrose hepática e infecções. É um exame essencial”, afirma.