Aparecida amplia aplicação da dose de reforço para toda a população acima de 60 anos a partir de amanhã, 07

Por Camila Godoy

6 de outubro de 2021

Por Camila Godoy

6 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Idosos podem receber a terceira dose do imunizante em nove postos. Profissionais de saúde vacinados com a segunda dose ou dose única até 31 de março também receberão o reforço em seus locais de trabalho

A Prefeitura de Aparecida ampliou o grupo populacional autorizado a receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19. A partir desta quinta-feira, 7 de outubro, todos os idosos com mais de 60 anos já podem receber a “terceira dose” do imunizante, independentemente do tipo de vacina recebido anteriormente. Contudo, os moradores precisam respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

O serviço está disponível em nove postos, de segunda a sábado, sem necessidade de agendamento. Para receber o reforço do imunizante apenas é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

Os interessados podem procurar os drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Aos sábados, os drives funcionam até as 17 horas.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, o reforço da vacina é aplicado de segunda a sábado, das 8 às 16 horas.

Profissionais de saúde

Todos os profissionais de saúde vacinados com a segunda dose ou dose única até 31 de março também podem receber o reforço. O acesso à terceira dose pode ser realizado tanto nos nove postos citados acima, como em seus locais de trabalho, conforme cronograma que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará ainda nesta semana, já que equipes da pasta visitarão unidades de saúde da cidade para vacinação dos profissionais. A aplicação do reforço nesse grupo ocorrerá de 7 de outubro a 7 de novembro. Os profissionais devem apresentar documento pessoal, cartão de vacinação e comprovante de atuação na área da saúde.

Imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também continuam autorizadas a receber a terceira dose. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Aplicação da primeira dose

Além disso, a aplicação da primeira dose na população acima de 12 anos segue normalmente em oito postos. O serviço está disponível, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta, no drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas. Aos sábados o local funciona até as 17 horas.

Quem preferir receber o imunizante nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, ou na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Os locais funcionam de segunda a sábado e as vagas são liberadas diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas.

Na hora de receber a primeira dose do imunizante, os moradores precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também continua, com exceção da AstraZeneca. Na manhã da última terça-feira, 5 de outubro, todo o estoque de vacinas desse fabricante destinadas à segunda aplicação acabou na cidade. Agora, o município aguarda receber uma nova remessa do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Estadual. Assim que os imunizantes chegarem em Aparecida, a Secretaria retomará de imediato a aplicação do reforço da AstraZeneca em nove postos da cidade.

Assim, atualmente, a aplicação da segunda dose da Pfizer e da Coronavac está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. Aos sábados, os drives funcionam até as 17 horas.

As UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também aplicam a dose 2, das 8 às 16 horas, de segunda a sábado.

Para receber a dose 2 em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.