Aparecida amplia atendimento para cadastrar artistas e entidades culturais

Por Rackel Vieira

20 de agosto de 2021

Por Rackel Vieira

20 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizará entre os dias 24 e 31 de agosto, um novo cadastramento de artistas individuais, coletivos e entidades culturais locais. A iniciativa visa identificar e mapear artistas e produtores de diversos segmentos culturais que atuam na cidade, além de garantir o acesso aos benefícios da Lei Aldir Blanc.

A Secretaria de Cultura preparou um cronograma com locais e dias alternados para fazer o cadastramento, dar orientações sobre a Lei Aldir Blanc, e assim atender a todos. Podem se cadastrar artistas, trabalhadores da área da Cultura, Micro e pequenas empresas culturais, Cooperativas e instituições culturais da Sociedade Civil, Organizações culturais comunitárias e Espaços culturais da Sociedade Civil.

A intenção da pasta é manter um banco de dados atualizado, facilitando a identificação dos agentes aptos para participação nos editais locais e em todo território nacional. “Com esse cadastro, a Secretaria de Cultura terá condições de selecionar agentes que, se habilitados, poderão desenvolver seus projetos ou atividades conforme editais ofertados pela administração municipal ou de outros entes federativos, como é o caso da Lei de emergência cultural Aldir Blanc do Governo Federal”, aponta o secretário municipal de Cultura, Avelino Marinho.

Cadastro via online

Para quem preferir não se deslocar em um dos pontos de cadastramento, o cadastro também pode ser feito via internet no link apps.aparecida.go.gov.br/cultura-viva/register mediante criação de login e senha para acesso. No cadastro, o interessado deve informar contatos pessoais, endereço, tempo de atuação, atividades realizadas para a comunidade e anexar documentos que comprovem a atividade em Aparecida.

O cadastro é feito em cinco etapas, sendo “identificação”, “classificação como agente, entidade ou coletivo”, “anexos e portfólio”, “área de atuação” e, exclusivo para entidades, “estrutura física”, sendo as quatro primeiras obrigatórias.

Segundo o secretário, o maior volume de informações contribui para certificação como ponto municipal de cultura. “O preenchimento do cadastro é algo simples, pois o site é bem explicativo. Os interessados devem fornecer o maior volume de dados possível. O preenchimento de todos os campos do cadastro irá facilitar o mapeamento de artistas ou coletivos culturais”, completou o secretário.

Lei Aldir Blanc

A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos.

Confira o cronograma de atendimento para o Cadastro Cultural:

Segunda a sexta-feira – de 23 a 31/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Praça CEU das Artes João Natal de Almeida – Av. Bela Vista – Parque Flamboyant

• Praça CEU das Artes Orlando Alves Carneiro – Av. V 05 com Av. V 01 Cidade Vera Cruz ll

• Secretaria de Cultura de Aparecida (Centro de Cultura e Lazer José Barroso) – R. Gervásio Pinheiro, 232-300 – Res. Village Garavelo

Terça e quarta-feira – 24 e 25/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Cras Jd. Tiradentes – R. 10, 889-949 – Jardim Tiradentes

• Cras Madre Germana – Rua Avenida Silvio Gomes – Setor Madre Germana I

Quinta e sexta-feira – 26 e 27/08 (8h30às 11h30 /13h às 17h)

• Casa do Empreendedor Cidade Livre – Av. Independência, qd 02 – lt 03 – Cidade Livre

• Casa do Empreendedor Garavelo – Piso 2 do Shopping Center Garavelo

Domingo – 29/08 (14h às 18h)