Aparecida inicia a vacinação em pessoas com deficiência e comorbidades acima de 18 anos a partir desta sexta, 14

Por Camila Godoy e Polliana Martins

13 de maio de 2021

Por Camila Godoy e Polliana Martins

13 de maio de 2021

Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) avança com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 ampliando a faixa etária. A partir de amanhã, sexta-feira, 14 de maio, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e acima de 18 anos começam a ser imunizadas na cidade. Gestantes e puérperas com comorbidades também serão vacinadas com uma especificidade: apenas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site: https://webapp.aparecida.everyday.net.br/.

Pessoas com deficiência e comorbidades acima de 18 anos poderão receber a vacina sem necessidade de agendamento prévio nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, de segunda à sexta, das 8 às 18 horas. Aos sábados, dependendo do estoque de doses, os drive-thrus funcionam das 8 às 17 horas.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização (região Central), a vacinação ocorre mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta também é o único meio de acesso ao serviço para as grávidas e mulheres em puerpério com comorbidades.

Laudo médico para comprovação

Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades.

“Esse documento é para facilitar, porém, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”, esclarece a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro. A gestora informa que os formulários também estão disponíveis nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação dos pacientes. Ela explica, ainda, que para as pessoas com deficiência são aceitos os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade. Para quem não tem esses documentos, é preciso apresentar o laudo comprobatório.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FORMULÁRIO DE COMORBIDADES

Comorbidades contempladas

Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Na atual fase da campanha serão vacinadas:

Pessoas com comorbidades acima de 18 anos;
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 18 anos de idade;
Gestantes e puérperas com comorbidades.

Locais de vacinação

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).
Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:
– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.
– Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)
*A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades ocorrerá exclusivamente via agendamento pelo aplicativo.