Aparecida amplia imunização contra Covid para adolescentes acima de 15 anos e reforça vacinação itinerante

Por Camila Godoy

23 de setembro de 2021

Por Camila Godoy

23 de setembro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

No primeiro dia dos 15+, Secretaria de Saúde realiza imunização na Apae e amplia a capacidade para vacinações itinerantes por toda a cidade com conservadoras portáteis

A Prefeitura de Aparecida iniciou nesta quinta-feira, 23 de setembro, a imunização contra a Covid-19 em jovens com mais de 15 anos de idade e continua com a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com alguma deficiência permanente ou comorbidade, assim como das jovens dessa faixa etária que estejam grávidas ou no puerpério. Nesses casos é necessário comprovar a situação.

Hoje também está sendo realizada a vacinação itinerante na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia, no Jardim Maria Inês, graças a uma novidade: as conservadoras portáteis de vacinas adquiridas pela secretaria municipal de Saúde (SMS) que permitem o transporte seguro e eficaz de doses da Pfizer, imunizante indicado para os adolescentes.

Na hora de receber a vacina, os moradores precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável. A população apta a receber a primeira dose da vacina contra a Covid pode procurar o drive-thru da Cidade Administrativa das 8 às 18 horas sem necessidade de agendamento.

Já quem optar por receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, ou na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Sempre que há doses disponíveis, as vagas para a plataforma são liberadas a partir das 17 horas.

A Prefeitura tem realizado, ainda, a imunização de adolescentes com menos de 15 anos que estejam em cumprimento de medida socioeducativa. Neste caso, a vacinação ocorre in loco com as equipes da SMS visitando os centros de internação.

Adolescentes vacinados: alegria e esperança

Vacinado nesta manhã no drive da Cidade Administrativa, Celso Barbosa Pereira, 15 anos, disse que esperava há muito pela imunização e destacou que “a vacina significa salvar vidas nessa pandemia que está destruindo a gente física e mentalmente. Dias melhores virão, eu creio em Deus”. Já Sofia Canedo dos Reis, 16 anos, quer voltar às aulas na escola e à rotina normal e afirmou: “Sem a vacina acho que teria mais mortes e coisas piores, então é uma coisa muito boa”.

Para receber a vacina, menores precisam estar acompanhados de um responsável – Foto: Claudivino Antunes

Vacinação itinerante na Apae

“Estamos atendendo a uma demanda muito importante na Apae fazendo uma vacinação itinerante que facilita a vida das pessoas atendidas aqui e que só está sendo possível porque a SMS adquiriu três equipamentos exclusivos para transporte das vacinas da Pfizer: as conservadoras portáteis que garantem esse deslocamento com a segurança, a qualidade e a eficácia necessárias. Estamos inaugurando a primeira delas aqui hoje”, informa a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

As conservadoras horizontais portáteis adquiridas pela SMS têm regulamentação da ANVISA e funcionam com temperatura controlada e homogênea de 2°C a 8°C para garantir a qualidade do armazenamento em qualquer lugar. Elas têm bateria acoplada com até 8h de autonomia, puxador retrátil, rodízios para fácil manuseio, registram os dados de todo o tempo de conservação e contam com sistema de alarmes para situações anormais.

Acesso facilitado às vacinas

Cerca de 200 pessoas devem ser vacinadas hoje na Apae, segundo a presidente da entidade, Kellen de Brito: “Como autorizado pela SMS, avisamos a comunidade da região que teríamos essa vacinação aqui e que todos com mais de 15 anos e dentro dos grupos prioritários poderia vir receber a imunização. Estamos muito felizes com essa iniciativa, vendo nossos adolescentes sendo protegidos. As famílias estão tremendamente gratas por isso, sabemos que muitos têm dificuldade de ir até os postos de vacinação. ”

Esse sentimento de gratidão e tranquilidade foi o que descreveu Rosemeire, mãe dos adolescentes Douglas, 16 anos, e Diogo, 14, este sendo atendido na Apae há mais de dois anos. Ela levou os dois para serem imunizados nesta manhã na instituição e comemorou: “Essa vacinação aqui facilitou demais, quando fui me vacinar fiquei três horas na fila e aqui foi rápido e descomplicado. É uma maravilha saber que meus dois garotos estão vacinados, fico bem mais tranquila. ”

Segunda dose

Nesta quinta-feira a aplicação da segunda dose segue normalmente na cidade com todos os imunizantes. O serviço está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização das 8 às 18 horas. As UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também aplicam o reforço, das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. O estoque de segunda dose da Astrazeneca, que havia acabado no último sábado, dia 18, já foi reposto. Assim, a aplicação do reforço desse imunizante foi retomada.

Dose de reforço dos 70+

A aplicação da dose de reforço (terceira dose) também segue na cidade para a população em geral, acima de 70 anos, em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.
Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deve ser de 28 dias após a última aplicação do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.
Já a imunização das pessoas vivendo com HIV ocorre das 8h30 às 16h no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, localizado no Centro de Especialidades.

Quem são os imunossuprimidos

São considerados desse grupo as pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Quais são as comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação contra a covid-9 das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Xepa em sete postos

Adolescentes de 14 anos sem comorbidades podem buscar a “xepa” em sete postos. Os jovens dessa faixa etária podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central Municipal de Imunização para deixar seu nome na lista. Ao final do dia, se for possível, os profissionais de saúde entrarão em contato.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)