Aparecida amplia número de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 com recebimento de 10 novos respiradores

Por Polliana Martins

15 de junho de 2020

Por Polliana Martins

15 de junho de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde

Para reforçar o combate à pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu, na manhã desta segunda-feira, 15 de junho, 10 novos respiradores pulmonares enviados pelo Ministério da Saúde (MS), com a intermediação do senador Vanderlan Cardoso (PSD). O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, agradeceu o envio dos equipamentos e adiantou que até a próxima semana Aparecida deverá totalizar 73 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) exclusivas para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal. Os 10 respiradores se somam aos 50 do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e aos 13 do Hospital do Garavelo já instalados com essa finalidade. Além disso, outros 63 leitos de semi-UTI´s estão funcionando no Hmap.

“Priorizamos a vida humana e temos trabalhado em conjunto com a sociedade organizada para proteger a saúde da população e a economia local com responsabilidade e planejamento técnico-científico. A chegada desses respiradores vai possibilitar a implantação de mais leitos intensivos para tratamento de pacientes com Covid-19 em nossa cidade. Além disso, ampliamos a testagem, realizando, desde 22 de abril, mais de 9.000 exames para diagnóstico da Covid-19. Montante esse que supera o que é feito na maioria das cidades brasileiras do mesmo porte de Aparecida. Por tudo isso, é com imensa gratidão que recebemos esses respiradores e ficamos ainda mais motivados a aprimorar nossos esforços”, afirma o secretário.

UTIs para salvar vidas

Para o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida, a testagem ampliada tem possibilitado identificar quem está doente mesmo antes de sintomas graves aparecerem e a tratar com mais eficácia os pacientes, demandando menos leitos intensivos: “Apenas 12% dos portadores de Covid-19 em nossa cidade precisaram ser internados e 7% precisou de leito de UTI. Todavia, implantamos mais leitos para que não falte para quem precisar, e agora, com esses novos 10 respiradores, já começamos a preparar mais uma dezena deles”.

Aparecida foi beneficiada com os novos respiradores vindos do Ministério da Saúde juntamente com a Capital do Estado e mais oito cidades goianas: Rio Verde, Iporá, Anápolis, Trindade, Senador Canedo, Goianira e Itumbiara. No total, 110 respiradores foram destinados a Goiás nesse envio.