Aparecida amplia postos de testagem para diagnóstico da Covid-19

Por Camila Godoy

4 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

O moradores com sintomas da doença ou que tenham tido contato com caso confirmado podem procurar diretamente 35 unidades de Saúde da cidade, sem necessidade de agendamento

Nesta semana, a Prefeitura de Aparecida ampliou os postos de testagem para diagnóstico da covid-19. Agora, 35 unidades de saúde estão ofertando teste rápido para identificação do Coronavírus, sem necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h. Qualquer morador que esteja com sintomas de contaminação pelo SARS-CoV-2 ou que tenha tido contato com caso confirmado de covid-19 pode procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para realizar o teste.

O teste RT-PCR continua disponível no drive-thru do Hospital Garavelo, de segunda à sexta, das 8 às 16h, mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida. Os outros postos de coleta para o teste do cotonete, inclusive os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, foram desativados. O exame padrão ouro continua sendo realizado nas unidades de urgência e hospitais da cidade, em pacientes internados.

“Desde o início do enfrentamento à pandemia temos estruturado os postos de testagem conforme o cenário epidemiológico da cidade e a demanda pelo serviço. Os drives já foram desativados uma vez e depois, quando se mostrou necessário, retomamos. Seguiremos assim. Neste momento, vamos utilizar a estratégia de oferta de testes em 35 UBS’s, sem necessidade de agendamento, facilitando ainda mais o acesso dos moradores ao diagnóstico da covid-19. Além disso, vamos manter um drive-thru exclusivo para realização do RT-PCR, mediante agendamento, garantindo a comodidade e rapidez do serviço”, esclarece o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

O gestor lembra ainda que todas as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Aparecida seguem atendendo pessoas com sintomas gripais por livre demanda, ou seja, sem a obrigatoriedade da marcação: “O morador com sintomas da covid-19 pode fazer o teste nas 35 unidades de saúde sem precisar agendar. E, se além do teste, ele quiser uma consulta , nossos postos oferecem atendimento médico, sem agendamento, para os casos de sintomas gripais Tudo para facilitar o acesso”.

Testagem como pilar de enfrentamento à pandemia

A superintende de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, lembra que Aparecida é a cidade goiana que mais realiza RT-PCR. Ao todo, o município já fez 497.023 testes desse tipo. O número ultrapassa a somatória de exames padrão ouro realizados por todas as outras cidades do estado juntas. “Nossa política de enfrentamento à pandemia continua sendo diagnosticar com precisão, isolar e monitorar os casos confirmados, tratar os doentes e vacinar a população. E, para reforço da primeira estratégia, de diagnosticar a doença, agora contamos também com os testes rápidos”, enfatiza Daniela Ribeiro.

Confira os 36 postos de testagem em Aparecida

• Drive-thru do Hospital Garavelo (mediante agendamento)
  • UBS Madre Germana
  • UBS Caraíba