Aparecida amplia proteção infantil contra Covid-19 com vacinação itinerante em mais de 50 escolas

Por Polliana Martins

20 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins

20 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Com o objetivo de facilitar o acesso à imunização e evitar aglomerações, a campanha começou nesta quinta-feira (20) no Colégio Estadual Jardim Cascata, principal escola da comunidade quilombola da cidade

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) iniciou, às 8h30 desta quinta-feira (20), uma série de visitas em escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A campanha foi aberta no Colégio Estadual Jardim Cascata, principal escola da comunidade quilombola local, que sediará essa vacinação hoje e amanhã (21), das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h, para cerca de 250 crianças de 5 a 11 anos alunas da instituição e moradoras da região.

Neste primeiro ciclo de imunizações, que se estenderá até 28 de fevereiro, as equipes da SMS visitarão mais de 50 colégios públicos e privados, mas outras escolas deverão ser contempladas até o final da campanha. A SMS escolheu o Colégio Jardim Cascata para abrir a maratona de visitas devido ao local ser destinado à comunidade quilombola, considerada prioritária na vacinação infantil no País.

Proteção e carinho

O primeiro a ser vacinado no Colégio Jardim Cascata foi o pequeno Dionemar Júnior, de 6 anos, morador do Jardim Ipanema. Acompanhado da mãe Núbia de Oliveira Campos, ele manteve a expressão séria durante a vacinação e só chorou um pouquinho segurando a mão dela. Animado com as câmeras da imprensa, deu um espetáculo de conscientização afirmando que “todas a crianças devem se vacinar para ficarem protegidas contra a Covid”.

Minutos depois foi a vez do Kalel, de 9 anos, receber a vacina. Fortemente abraçado com a mãe, Realina Taita, moradora do Jardim Cascata, ele caiu no choro durante a aplicação, mas depois se acalmou. Quem também não conteve as lágrimas foi Realina, que se declarou “emocionada e aliviada” por poder garantir mais proteção para o garoto.

“Levamos essa vacinação até a duas escolas do município por dia para facilitar o acesso e ter mais adesão à imunização nesse momento, em que há disseminação de notícias falsas e também a insegurança de alguns pais em vacinar seus filhos. Seguimos todas as recomendações da Anvisa e estamos usando um lote de vacinas que já estava no município e que não tem nenhum problema”, ressalta a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Vacinação no Colégio Estadual Jardim Cascata seguirá até esta sexta-feira (21) – Foto: Enio Medeiros

Alerta aos responsáveis

A coordenadora conclama os pais e responsáveis para que “não privem as crianças dessa proteção. No geral, já temos uma cobertura de 95% da 1ª dose no município e 75% da 2ª dose, então os pais devem se conscientizar da importância também dessa vacinação infantil. Aplicamos 889 doses nas crianças em três dias dessa campanha, e esse era o número esperado para um dia, portanto, é preciso reforçar a conscientização.”

Presença de um responsável e documentação

Para receber a vacina contra a Covid-19, as crianças precisam estar acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa comparecer na escola nos dias e horários estipulados para a imunização, que são avisados previamente, é necessário assinar termo de autorização. Clique aqui para baixar o documento.

Nesse caso, a criança será vacinada acompanhada de um representante do colégio. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF.

Vacina mais perto

A vacinação escolar é a principal estratégia da Secretaria de Saúde de Aparecida para imunizar o público infantil da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de 58.545 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos.

“Outra vantagem dessa iniciativa é que, em tempos de surtos de gripe, como o que estamos vivendo atualmente, a estratégia evita a circulação de crianças saudáveis pelas unidades de saúde. E também teremos outras ações itinerantes, levando a vacinação para áreas mais distantes e de difícil acesso da cidade”, frisa Renata Cordeiro.

Vacinação nas unidades de saúde

Além da vacinação nas escolas, a Secretaria de Saúde tem sete postos fixos para a imunização infantil contra a Covid-19. O serviço ocorre em salas exclusivas para o público na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os demais postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Crianças de 11 anos e crianças a partir de 5 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas podem ser imunizadas nessas unidades de saúde. “A vacinação em ordem decrescente de idade funciona nas unidades básicas, já nas escolas visitadas a imunização abrange a todos, de 5 a 11 anos”, explica a coordenadora Renata.

Segundo o IBGE, Aparecida tem uma população de 58.545 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos – Foto: Enio Medeiros

Especificidades da vacina pediátrica

A SMS lembra que a vacina contra a Covid-19 não é administrada junto com outras do calendário infantil. Para as crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina é de 15 dias.

“Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a Covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas, mas a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, reforça Renata Cordeiro.

Reações adversas

Renata ainda tranquiliza os pais e responsáveis acrescentando que “assim como outras vacinas do calendário infantil, esse imunizante pode gerar algum desconforto tipo dor no local, alguma vermelhidão, um pequeno inchaço, e até uma febre baixa, mas essas são reações esperadas e é indispensável proteger as crianças, sobretudo nesse retorno às aulas”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)