Aparecida amplia público para vacinação contra meningite

Por Camila Godoy

19 de abril de 2023

Por Camila Godoy

19 de abril de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Toda a população não vacinada a partir de 15 anos de idade agora também poderá receber a vacina meningocócica C

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) ampliou o público de vacinação contra a meningite. Agora, além das crianças e adolescentes e trabalhadores da saúde, toda a população a partir de 15 anos poderá receber a vacina meningocócica C. A medida é excepcional e segue recomendação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual. O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. A aplicação da vacina na população em geral será realizada enquanto durar o estoque e após avaliação do cartão de vacinação. Apenas as pessoas ainda não vacinadas vão receber o imunizante.

Normalmente, a meningocócica C é aplicada aos 3 e aos 5 meses de idade, com um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. No ano passado, a vacina passou a ser administrada também em crianças e adolescentes de até 15 anos que ainda não haviam sido vacinadas e em trabalhadores de saúde, independentemente do esquema vacinal completo. Agora, todos acima de 15 anos que não se vacinaram poderão receber a proteção contra a meningite. Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ainda a vacina ACWY, que protege contra outras formas de meningite. Esse imunizante é destinado a adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, explica que apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença: “Uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais”.

Como receber a vacina

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, informa que os interessados na proteção podem procurar qualquer um dos 35 postos da cidade, com documentos pessoais em mãos e, se possível, com o cartão de vacinação. “Nossos profissionais vão avaliar a situação de cada um e fazer todas as atualizações necessárias. Estamos em uma verdadeira mobilização no município para completar os esquemas vacinais dos moradores e protegê-los contra doenças das quais já existem vacinas. A Campanha contra a Influenza está a todo vapor e a imunização contra a covid continua, além da vacinação de rotina. Por isso, convido todos a reservarem um tempinho e procurar o posto mais próximo. A imunização é segura, gratuita e eficaz”, reforça.

Mutirão no feriado

Inclusive, para facilitar o acesso da população à vacinação, neste final de semana a SMS realizará um mutirão na Central de Imunização. Os interessados poderão atualizar o cartão de vacinação em pleno feriado de Tiradentes, sexta-feira, 21 de abril, das 8 às 18h, e sábado, 22, das 8 às 13h. No local são oferecidas todas as vacinas disponíveis pelo SUS, em especial as da gripe, Covid-19 e Meningogócica C. A Central de Imunização está localizada na Rua São Domingos, APM 1, Centro de Aparecida, em frente ao Colégio Estadual Machado de Assis.

A vacinação gratuita também estará disponível neste final de semana na Escola Municipal Valdir Gonçalves, durante o Mutirão de Aparecida. O evento da Prefeitura leva serviços públicos para diferentes regiões da cidade. Os interessados na atualização do cartão de vacinação terão acesso ao serviço na sexta de feriado, 21, das 8 às 17h, e no sábado, 22, das 8 às 12h. A escola fica na Rua 39, Quadra D, APM 08, Jardim Tiradentes.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por infecções decorrentes de bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmintos, e também por causas não infecciosas. Pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em bebês, crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor e enrijecimento da nuca e manchas pelo corpo.

A meningite meningocócica é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. As principais sequelas são perda de audição e visão, amputação de membros, alterações neurológicas e paralisia cerebral. A vacinação é a principal ferramenta de prevenção da doença bacteriana, com as vacinas meningocócicas conjugadas C e ACWY, além dos demais imunobiológicos a serem administrados no primeiro ano de vida, como vacina BCG, Pneumocócica 10 e pentavalente.

Locais de vacinação

Confira os 35 postos de vacinação de Aparecida de Goiânia:

• UBS Andrade Reis
  • Central de Imunização
  • Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Em regra, os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.