Aparecida amplia vacinação infantil contra a covid-19 para todas as crianças a partir de 6 meses

Por Camila Godoy

30 de novembro de 2022

Por Camila Godoy

30 de novembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Crianças sem comorbidades já podem ser vacinadas em sete postos da cidade nesta quarta-feira, 30 de novembro

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia amplia a vacinação infantil contra a covid-19 para todas as crianças acima de 6 meses e menores de 3 anos. A ampliação segue recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Até então, a imunização pediátrica para essa faixa etária estava disponível apenas para o público com comorbidades. Com a decisão da Prefeitura, a partir de hoje, 30 de novembro, pais e responsáveis interessados na proteção dos pequenos podem levar as crianças em sete postos de Aparecida.

O imunizante pediátrico para crianças com idade de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias está disponível na Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.

O que levar

Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

Prazos e especificações

Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema vacinal básico contra a covid-19 para crianças acima de 6 meses e menores de 3 anos é de três doses da vacina Pfizer específica para esse público. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e o da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.

Balanço

A Prefeitura de Aparecida estima que a população da cidade na faixa etária de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias seja de 20.439 crianças. Até o momento, o município recebeu 970 doses de vacina contra a covid-19 para esse público. De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, de 28 de novembro, apenas 106 doses foram aplicadas em crianças menores de 3 anos, ou seja, pouco mais de 10% do estoque.

“A procura está baixa, mesmo com a xepa da vacinação. Agora, com a ampliação da imunização para as crianças sem comorbidades, acredito que a demanda irá aumentar. É muito importante que os pais se conscientizem sobre a segurança e a importância da vacinação também entre as crianças. A vacina contra a covid-19 nos permitiu controlar a pandemia e já demonstrou que é eficaz”, alerta a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação contra a covid e outras do Calendário

Assim como em adultos, a vacinação pediátrica contra a covid-19 pode ser realizada conjuntamente com as demais vacinas do Calendário Nacional, ou seja, não há mais intervalo mínimo exigido entre a administração deste e de outros imunizantes. Eles podem ser aplicados no mesmo dia.

Campanha de vacinação contra a covid-19

Além desse público, todas as pessoas com mais de três anos de idade devem ser vacinadas contra a Covid-19 em Aparecida. Confira os esquemas vacinais de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

• De 6 meses a 3 anos incompletos: Três doses;
  • De 03 a 11 anos: Duas doses;
  • De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1, D2 + reforço (R1);
  • A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1, D2 + R1+ R2;
  • Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional (DA), além dos dois reforços, compondo um esquema de cinco doses: D1+ D2+ DA + R1+ R2 ;
  • Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.

Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.

As vacinas para o público acima de 3 anos estão disponíveis em 36 postos fixos:

• UBS Andrade Reis
  • UBS Colina Azul