Aparecida amplia visitas escolares na Campanha de Vacinação contra a covid-19

Por Camila Godoy

1 de fevereiro de 2022

Foto: Ênio Medeiros e Claudivino Antunes

100% das escolas municipais vão receber as equipes da Secretaria de Saúde. Ao todo, 84 instituições de ensino, entre públicas e privadas, terão vacinação itinerante até 04 de março

A Prefeitura de Aparecida atualizou o cronograma de visitas escolares da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Agora, 100% das escolas municipais já têm data para receber as equipes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 84 instituições de ensino, entre públicas e privadas, serão visitadas até 4 de março. Nos dias programados, tanto os estudantes quanto as crianças que moram próximo às escolas poderão ser vacinadas nos locais. Os imunizantes contra a covid-19 podem ser aplicados em crianças a partir de 5 anos de idade.

As vacinas pediátricas também estão disponíveis em sete postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já a imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

Para receber a proteção contra o novo coronavírus, em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Vacina mais perto

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a vacinação escolar é uma estratégia para facilitar o acesso da população aos imunizantes: “Nosso objetivo é que o máximo de crianças sejam vacinadas contra a covid-19 e, sabendo da correria da maioria dos pais e responsáveis, que muitas vezes não têm tempo para acompanhar os filhos até uma unidade de saúde, a SMS está levando os imunizantes para as escolas”.

Segurança

A gestora lembra que a vacinação pediátrica é segura e eficaz contra o coronavírus: “A vacina da covid não é diferente dos demais imunizantes de rotina. É comum sentir dor local, vermelhidão, às vezes um inchaço e até uma febre baixa. É importante que os pais saibam disso para que não fiquem preocupados com esses pequenos sinais que geralmente se resolvem em até sete dias”.

Intervalo entre vacinas

“É importante que os pais saibam que, para a criança estar apta a receber o imunizante contra a covid-19, ela não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias e também após receber a da covid não pode ser imunizada com nenhuma outra dose nos próximos 15 dias”, esclarece Renata Cordeiro.

Vacinação adulta

Além da imunização infantil, qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 36 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento E cartão SUS OU CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade OU certidão de nascimento, CPF OU Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade OU certidão de nascimento, CPF OU Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Atualmente, a vacinação adulta está disponível em 36 postos: Central de Imunização; UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.