Aparecida anuncia nova data para a 10ª edição do Aparecida Correndo Pela Vida

Por Solange Araújo

7 de abril de 2022

Foto: Wigor Vieira

A tradicional corrida de rua do município será realizada em 22 de maio. Prazo para as inscrições também foi alterado e atletas tem até 10 de maio para se inscreverem na competição

A 10ª edição do Aparecida Correndo Pela Vida: Contra as Drogas, que faz parte cronograma de eventos que comemoram o centenário de Aparecida, tem nova data de realização. A tradicional corrida de rua dos aparecidenses será realizada em 22 de maio, no mês do 100º aniversário do município.

Segundo o organizador do evento, Júlio Lemos, a alteração no calendário do evento ocorreu por questões técnicas. “Como é uma corrida em comemoração ao centenário, nada mais justo do que realizá-la no mês da aniversariante. Pensamos também na prorrogação das inscrições, assim os atletas terão um prazo maior para se inscreverem na corrida”, explica.

As inscrições seguem abertas até 10 de maio. Para fazer a inscrição, o atleta profissional ou amador deve ir ao Espaço Centenário, no piso 2 do Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada. Há ainda a opção de se inscrever pelo site correndopelavida.aparecida.br. Através do site é possível conferir as informações sobre a competição.

Promovido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Ação Integrada, em parceria com a Associação Goiana Carmelo, e apoio da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), Sesi/Senai, Instituto Federal de Goiás (IFG), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros é totalmente sem fins lucrativos e te como objetivo incentivar o esporte e conscientizar a população sobre os riscos das drogas.

Os valores das inscrições são: R$ 50 + 2 quilos (kg) de alimentos não perecíveis (obrigatório) para os adultos; R$ 25 + 2 kg de alimentos não perecíveis (obrigatório) para pessoas acima de 60 anos; 2 kg de alimentos para as categorias infanto-juvenil e maratoninha; e 2 kg de alimentos não perecíveis, para pessoas portadoras de deficiência física.

Sorteio de prêmios

Além do evento esportivo, os atletas amadores e profissionais, que estiverem devidamente inscritos, poderão concorrer a prêmios. Isso porque, uma moto e duas bicicletas serão sorteadas aos participantes logo após a corrida.

“A ideia do sorteio surgiu em meio a necessidade valorizar os atletas, sejam eles profissionais ou amadores, que irão abrilhantar o nosso evento, que já é tradicional. Então além da premiação em dinheiro para os primeiros colocados, a medalha de participação, haverá o sorteio. Além disso, a corrida tem como objetivo incentivar o esporte e reforçar a luta contra as drogas em Aparecida”, pontua Júlio Lemos. O coordenador complementa que os participantes irão concorrer com os respectivos números de inscrição.

Categorias e premiações

A corrida é dividida nas categorias 10 km, 5 km, categoria de pessoas portadoras de deficiência – masculino e feminino. Essa categoria é dividida em três subcategorias: deficiente visual, cadeirante, atletas com outras deficiências, prova infanto juvenil. Além disso, há também a categoria caminhada no qual o percurso é de 5 km ou 10 km de acordo com a escolha do competidor.

Os competidores da categoria geral de 10 km masculino e feminino, que cruzarem a linha de chegada nos três primeiros lugares irão receber como premiação troféus e medalhas, além do prêmio em dinheiro. O primeiro lugar receberá a quantia de R$ 1,5 mil; o segundo lugar R$ 1 mil reais e o terceiro lugar R$ 500.

Dentro da categoria geral de 5 km masculino e feminino, o primeiro, segundo e terceiro lugar, além dos troféus e medalhas receberão, respectivamente as quantias em dinheiro R$ 800, R$ 500 e R$ 300.

Haverá também premiação para a categoria geral por faixa etária. Poderão participar dessa categoria pessoas de 18 anos a 60 anos ou mais. Nessa categoria não haverá premiação em dinheiro, sendo assim os três primeiros colocados receberão troféu e medalha.

Na categoria geral de pessoas portadoras de deficiência física, os vencedores das subcategorias irão receber troféu e medalha. Já os vencedores da categoria caminhada irão receber medalha de participação. Além disso, de acordo com a organização os primeiros 2 mil corredores receberão medalhas de participação.