Aparecida aplica mais de 17 mil doses de vacina contra a covid em dois dias de mutirão

Por Camila Godoy

30 de agosto de 2021

Por Camila Godoy

30 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

12.449 pessoas receberam a primeira dose e 5.325 receberam o reforço do imunizante nesta sexta e sábado (27 e 28). Cidade alcançou 78% de cobertura vacinal da população adulta com ao menos uma dose e 34,5% com a segunda ou dose única

A Prefeitura de Aparecida fechou o último final de semana do mês de agosto com a realização de mais uma edição do Mutirão de Vacinação contra a Covid. A força-tarefa foi realizada nesta sexta e sábado, 27 e 28 de agosto, em 20 unidades de saúde e três postos de drive-thru. Ao todo, 17.774 doses foram aplicadas nesses dois dias. 12.449 moradores receberam a primeira dose e 5.325 receberam o reforço do imunizante. Com isso, a cidade totaliza mais de 476 mil vacinas aplicadas. De acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 78% da população adulta já recebeu ao menos a primeira dose e 34,5% recebeu o reforço ou dose única.

O balanço da cobertura vacinal foi divulgado nesta manhã pela pasta. Segundo o levantamento realizado, 330.247 pessoas receberam a primeira dose desde o início da campanha, em 20 de janeiro, e 145.849 já completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única. O total de vacinas recebidas pelo município é 506.921. Assim, nesta segunda-feira, 30, o estoque da SMS é de 4.194 doses para primeira aplicação e 8.471 para segunda aplicação.

“Os mutirões são iniciativas que têm dado muito certo porque aproxima a vacina da população, já que são dias em que 20 unidades de saúde espalhadas pela cidade oferecem o serviço. Nossa expectativa é repetir essa iniciativa semanalmente. Quase 80% do público-alvo já recebeu ao menos a primeira dose e nós precisamos alcançar o restante da população. Lembro a todos que a vacinação é uma estratégia coletiva, que precisa da adesão dos moradores”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

Movimento no drive-thru da Cidade Administrativa estava tranquilo na manhã desta segunda-feira, 30, com pouco tempo de espera (Enio Medeiros)

Vacinação nesta terça

Amanhã, 31 de agosto, todos os nove postos fixos funcionam normalmente para a população acima de 18 anos. Os interessados em receber a primeira dose podem procurar os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 18 horas, com documento de identidade, cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Nesses locais não é necessário agendar.

Quem preferir ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Veiga Jardim, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença, bem como na Central de Imunização, o atendimento é feito das 8 às 16 horas, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida-go.gov.br). As vagas são liberadas diariamente, a partir das 17 horas.

Os postos de aplicação da 2ª dose seguem normalmente. No drive do Aparecida Shopping, que funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, é aplicado o reforço de todas as vacinas. As cinco UBS’s citadas acima e a Central de Imunização também aplicam a 2ª dose. O funcionamento dessas unidades é de segunda a sábado, das 8 às 16h.

Não precisa agendar para receber a 2ª dose. Basta conferir a data no cartão de vacinação e procurar os postos para tomar a dose de reforço. No caso da Coronavac, a 2ª dose é aplicada no drive do Aparecida Shopping e na Central de Imunização. As demais estão presentes nos sete postos.