Aparecida atua na prevenção de acidentes e retira 160 árvores de jamelão no Setor Santa Luzia

Por Solange Araújo

24 de agosto de 2021

Por Solange Araújo

24 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

No período chuvoso, os frutos de jamelão acabam causando transtornos e acidentes aos condutores de veículos em Aparecida. Pensando na prevenção desses acidentes e no cuidado aos moradores e condutores, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) realiza a retirada de 160 árvores de jamelão ao longo da Avenida Geraldo Padeiro (W-5), no Setor Santa Luzia, região Leste da cidade.

Os serviços foram iniciados nesta segunda-feira, 23, seguindo o cronograma de crescimento dos 150 ipês-rosa que foram plantados na via para substituição dos jamelões.  Por toda a avenida, cinco caminhões da SDU trabalham na retirada dos galhos e folhas e uma equipe se dedica ao corte das árvores. A previsão é de que em duas semanas todo o trabalho seja concluído.

Desde 2019 a Prefeitura segue o cronograma de serviços para a extirpação de cerca de 1,5 mil pés de jamelão que existem em Aparecida, para evitar os acidentes, além de realizar o plantio de ipês para substituição dos pés de jamelão.

São 680 árvores de ipês espalhadas nos canteiros do município, sendo 175 apenas nestas duas vias onde já houve a retirada dos jamelões. Já na Avenida da Paz no Setor Solar Central Parl são 185 pés de Ipês; 45 na Alameda da Cidade no Parque das Nações; 120 na Avenida Brasil no Setor Buriti Sereno; e 150 na Avenida W-5 no setor Santa Luzia.

Foto: Enio Medeiros

Da porta de casa, Abelita Sousa, acompanhava atentamente o trabalho das equipes. A moradora de 65 anos conta que já presenciou muitos acidentes na avenida em época de chuva. “Estava passando da hora de tirar essas árvores, eu mesma já vi um acidente com uns sete motoqueiros um atrás do outro na época de chuva. É importante tirar pra evitar esses acidentes”, disse.

Wilton Carlos Nunes de Sousa, é uma das vítimas dos frutos do jamelão. O motociclista de 41 anos, acha as árvores bonitas, mas para ele os frutos escorregadios causam muito prejuízo e que a retirada das árvores trará muitos benefícios. “Vai melhorar muito. Inclusive, eu já fui vítima nessa esquina e na época da chuva o jamelão cria uma pasta e fica muito deslizante. É uma árvore bonita, mas prejudica muito os motoqueiros, e como fui vítima, acho que (a retirada das árvores) vai melhorar muito”, comentou.

O secretário da SDU, Max Menezes destaca a preocupação da pasta na manutenção da arborização da cidade. “Depois de um ano e meio os ipês cresceram e agora nossas equipes estão fazendo a retirada dos jamelões aqui no Setor Santa Luzia. O plantio dos ipês foi feito para que os locais que receberem os serviços não fiquem desarborizadas e não prejudique o meio ambiente daquelas áreas”, explica.

Max ainda complementa: “Queremos melhorar o transito, diminuir os acidentes por conta dos frutos dos jamelões, tudo isso sem prejudicar o meio ambiente da cidade, porque sabemos da importância das árvores, principalmente neste tempo de baixa umidade, e zelamos pela manutenção das mesmas nas ruas de Aparecida”, pontua.

De acordo com o Superintendente da pasta, Ademar Rodrigues, apenas em 2021 as equipes da SDU retiraram cerca de 320 árvores de jamelão das principais vias de Aparecida. “Retiramos uma grande quantidade de pés de jamelão em alguns pontos do município, mas pretendemos estender o serviço para os locais que possuem uma grande quantidade de jamelões, e assim realizar um novo cronograma para a retirada do restante dessas árvores em Aparecida”, finaliza.

Mont Serrat

Substitutos dos jamelões, ipês já crescem na Avenida das Mangueiras – Foto: Enio Medeiros (Arquivo)

Outra avenida que tinha centenas de árvores de jamelão e que foram substituídas por ipês, é a Avenida das Mangueiras, localizada no Jardim Mont Serrat. A via recebeu os serviços de extirpação no início do ano, onde foram retirados 165 exemplares que ocupavam o canteiro central da avenida.

A SDU vai trocar por ipês rosa os jamelões plantados nas principais avenidas de Aparecida. Essa operação ocorrerá ainda na Avenida 8, no Jardim Tiradentes; Avenida Santana, entre a Vila Souza e o setor Planície; Avenida Benedito Silvestre de Toledo, na altura do Bairro Independência e do setor Independência Mansões; e na Rua R-3, na Cidade Livre.