Aparecida atua no enfrentamento ao Coronavírus com medidas de impacto na Saúde Municipal

Por Rodrigo Augusto

25 de maio de 2020

Por Rodrigo Augusto

25 de maio de 2020

Foto: Enio Medeiros

Com objetivo de conter a disseminação do novo Coronavírus na cidade, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza, desde março, ações de prevenção à Covid-19 . Entre as ações tomadas nesses 60 dias de que a doença chegou à Goiás, estão a ampliação do número de leitos de UTIs, fiscalização de atividades econômicas que estão funcionando, aumento da testagem para diagnóstico, aplicação domiciliar de testes rápidos, teleconsultas para pacientes com sintomas leves da doença, entre outras.

Aparecida tem se preparado diariamente para combater a pandemia do Coronavírus. Para isso, disponibiliza 123 leitos de UTI e semi-UTI para pacientes da doença que necessitarem de atendimento especializado. “Abrimos as UTIs do Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e adquirimos mais 20 respiradores, que ajudou a ter 60 semi-UTI e 50 leitos de UTI para atendimento exclusivo à Covid-19. Estamos ampliando o número de leitos de UTI para melhor atender os aparecidenses, pois desde o início de maio, todos os pacientes com a Covid-19 serão tratados em nossa cidade”, disse o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também aumentou o número de testes realizados no município, passando de 15 para 300 o número de exames realizados semanalmente nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) desde o dia 22 de abril e desde a última sexta-feira, 22 de maio, foi implantado o drive-thu de testagem com o exame padrão ouro RT-PCR.

Nesta testagem, as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. O novo posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Jardim Boa Esperança, Avenida C-6, ao fundo do Centro de Diagnósticos e Especialidades. Serão testadas diariamente, com agendamento prévio pelo 0800-646-1590, cerca 200 pessoas com sintomas de gripe que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários.

Além dos exames do tipo RT-PCR, para diagnóstico da Covid-19, realizado nas UPAs da cidade mediante pedido médico, Aparecida também está realizando testes rápidos domiciliares em larga escala em diversas regiões da cidade. Os testes identificam pessoas que já tiveram contato com a doença e desenvolveram anticorpos.

A pesquisa, pioneira no estado, foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e compreendeu a aplicação de testes rápidos para identificação da Covid-19 e de questionários socioepidemiológicos em 1.208 moradores distribuídos em sete regiões da cidade. Apenas cinco participantes apresentaram resultado positivo, indicando que já tiveram contato com o Coronavírus.

“Todos os pacientes de Aparecida receberão atendimento aqui na cidade. Quem tiver algum sintoma leve da doença pode ligar no 0800-646-15-90 que uma consulta será marcada em até 48h na Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa. Também oferecemos atendimento de urgência nas três UPAs da cidade. Todos os pacientes que se enquadrem nos grupos prioritários da Secretaria Municipal de Saúde e tenham recebido indicação médica realizam os exames para diagnóstico da doença. Os testes são do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro. O resultado sai em até 24 horas”, explica o secretário de Saúde.

O Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), que desde abril já contava com 30 leitos de UTI e 60 de semi-UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 d agora será equipado com mais 20 leitos para tratamento de pacientes infectados pelo Coronavírus. Na última quinta-feira, 14, a Prefeitura adquiriu 20 novos respiradores com monitores que serão instalados na unidade de saúde, reforçando a estrutura hospitalar no combate à doença. Na rede privada são disponibilizados outros 13 leitos exclusivos para esse tratamento.

Desde a flexibilização das atividades econômicas iniciada no dia 28 de abril, a prefeitura realiza a fiscalização permanente nos estabelecimentos comerciais e industriais. Agentes públicos estão conferindo se comerciantes e clientes estão atendendo determinações que têm como objetivo prevenir o avanço da Covid-19. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e atendimento reduzido de pessoas para evitar aglomerações. Os comerciantes precisam imprimir o Termo de Responsabilidade pela ferramenta Retomada Responsável, disponível no site da prefeitura de Aparecida.

“Nossas equipes estão nas ruas verificando se as medidas previstas na Portaria 028 estão sendo cumpridas. Flexibilizamos algumas atividades, pois temos leitos disponíveis para atender nossa população e entendemos a necessidade de comerciantes e trabalhadores. Porém, precisamos do comprometimento de todos nesse enfrentamento ao Coronavírus. Caso cresça o número de casos, comprometendo 70% da nossa capacidade de atendimento iremos editar um novo decreto determinando o fechamento do comércio”, alerta o secretário.

A proposta mais recente da administração municipal, para conter a aglomeração nas ruas e aumentar a taxa de isolamento social é o escalonamento do funcionamento das atividades comerciais por segmento. Pela proposta haveria uma alternância no funcionamento das atividades comerciais por dias da semana, e não por horários, como foi adotado em Goiânia. A intenção da prefeitura é evitar de fechar totalmente o comércio novamente, prevendo já as dificuldades econômicas por conta da quarentena. A decisão do escalonamento está sendo discutida em reuniões e videoconferências pelos membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida e com os comerciantes da cidade para chegar a um consenso sobre a situação.