Aparecida celebra Dia da Mulher com homenagens e apresentações dedicadas às servidoras do município

Por Thiago Oliveira

8 de março de 2023

Por Thiago Oliveira

8 de março de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Data comemorada mundialmente hoje, tem como objetivo voltar os olhos para o respeito, políticas públicas e a igualdade entre homens e mulheres. Em Aparecida, data foi composta por homenagens, café da manhã, apresentações e sorteios de brindes para as servidoras do município

Neste dia 8 de março, data comemorada internacionalmente como o Dia da Mulher, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia se empenhou para enaltecer o trabalho árduo das servidoras do município. Com café da manhã realizado em diversas secretarias, shows, apresentações e sorteios a cidade reconhece o valor e a importância da mulher aparecidense.

Durante a manhã movimentada, o prefeito Vilmar Mariano e a primeira dama e secretária de Assistência Social Sulnara Santana visitaram as pastas para prestar homenagens às servidoras municipais das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Educação, pasta que tem a maior parte do quadro de colaboradores composta por mulheres.

A primeira visita começou logo cedo na Seinfra, onde foi servido um café da manhã às servidoras que trabalham na administração da secretaria. “Quero que cada uma de vocês se sinta valorizada nessa manhã. Todos os dias são dias de vocês, mas essa data nós dedicamos especialmente para enaltecer o papel que vocês desempenham para o município de Aparecida, para suas casas e em todos os lugares que vocês estão”, parabenizou o prefeito Vilmar Mariano.

Servidoras da Seinfra posam para foto com Prefeito, Primeira Dama e Secretário Mário Vilela. Foto: Rodrigo Estrela.

Em seguida, a parada foi na Secretaria de Educação. Na sede da pasta, no Setor Araguaia, foi organizada uma apresentação com a banda dos alunos da Escola de Música de Aparecida, dedicada às servidoras. “A Secretaria Municipal de Educação comemora essa data sabendo que a maior parte da nossa rede é composta por mulheres. Sabemos que uma educação de qualidade passa necessariamente por elas”, afirmou o secretário municipal Divino Gustavo.

Na cerimônia, a primeira dama Sulnara Santana ressaltou a valorização dos direitos e a importância de lutar por igualdade entre homens e mulheres, garantida pela Constituição Federal. “A luta por nossos direitos é diária e precisamos de união para manter as conquistas de tanto tempo e que foram obtidas com muita luta”, pontuou a primeira dama.

Por fim, o prefeito Vilmar Mariano chegou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Acompanhado de vereadoras do município, o secretário Aldivo Araújo elogiou o trabalho das mulheres que compõem a SDU. “A diretora, chefe de área, a mulher responsável pela limpeza, o olhar sensível e único de vocês é o diferencial para que Aparecida continue bem cuidada, trabalhando pela limpeza e pela beleza da nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Além do café da manhã realizado pela secretaria, houve show gospel e apresentação de violino ao vivo. As colaboradoras também puderam participar de sorteio com batedeira, fritadeira, ventilador, cremes de pele, perfumes e vários outros brindes para tornar o Dia da Mulher ainda mais especial.

Posse da nova Secretária da Mulher

Essa quarta-feira também é especial para Aparecida de Goiânia. A Prefeitura de Aparecida empossa hoje a nova secretária da mulher do município, Eudenir de Souza, conhecida como Tia Deni. Ela deve estar à frente das discussões e políticas voltadas para o atendimento de vítimas de assédio, perseguição e outras questões pertinentes à pasta. A posse acontece às 14:30h no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro.

Tia Deni (de verde) será empossada hoje como secretária de Políticas Públicas para a Mulher. Foto: Rodrigo Estrela.

“Não é fácil criar uma secretaria, mas o Prefeito Vilmar Mariano teve essa coragem. Eu entendo que essa secretaria será um divisor de águas para Aparecida porque a mulher terá uma rede de apoio e proteção para que ela seja acolhida de uma forma mais eficaz”, ressaltou a nova secretária Tia Deni.

Além da posse, com foco no empoderamento feminino, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), lançará a Campanha “Mulheres em suas Múltiplas Funções”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ao longo do mês, o tema será abordado nas rodas de conversas dos Centros de Referências e Assistências Sociais (CRAS) da cidade, com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que são assistidas pelas unidades. Empresas e indústrias de Aparecida que contém mulheres em seu quadro de funcionários também contarão com palestras sobre o tema com mulheres inspiradoras.